Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Conhece o plogging? É a nova modalidade que faz bem à saúde e não só...

A atividade consiste em recolher o lixo das ruas enquanto corre – e está a tornar-se cada vez mais popular.

Conhece o plogging? É a nova modalidade que faz bem à saúde e não só...
Notícias ao Minuto

09:00 - 29/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Fitness

A nova modalidade sueca pode não só deixá-lo em forma, mas também salvar o planeta Terra.

Plogging é a combinação da palavra jogging e do termo sueco ‘plocka upp’, que significa ‘apanhar’, e está a conquistar fãs no mundo inteiro. O conceito é simples, enquanto faz a sua corrida habitual vai apanhando o lixo que encontra no chão e depositando-o nos contentores apropriados.

Para que o ‘plog’ seja mais eficaz, alguns ‘ploggers’ incluem ainda na sua rotina outros exercícios enquanto se agacham para apanhar o lixo – de forma a manterem uma frequência cardíaca elevada.

E parece que esta forma inusitada e inédita de atividade física realmente compensa – tanto para o ambiente como para quem a pratica.

De acordo com a aplicação digital de fitness Lifesum, que permite aos seus utilizadores detetar as calorias que gastaram após uma sessão de plogging, o exercício amigo do meio ambiente é mais eficaz do que ‘simplesmente’ correr.

Já que o plogging requer a realização de agachamentos e de força braçal para apanhar o lixo – meia hora de plogging queima em média 288 calorias, comparativamente a 235 calorias a fazer jogging.

Nas redes sociais é aparente a ‘febre’ do plogging. Só no Instagram o exercício já foi identificado em mais de três mil publicações e também existem vários grupos no Facebook dedicados à modalidade.

Já sabe, a próxima vez que for correr, inove, divirta-se e tente algo diferente – o seu corpo e o planeta Terra agradecem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório