Alguns alimentos inofensivos para os seres humanos podem ter consequências potencialmente perigosas para os cães.
“O sistema digestivo canino não está tão bem equipado como o nosso para processar e eliminar certos alimentos”, explica a médica veterinária norte-americana Martine Hartogensis.
1. Alho
O alho ou comidas que levem este condimento são um grande não para o seu cachorro. Este alimento está associado a uma desordem chamada anemia hemolítica, refere Hartongesis, que pode danificar os glóbulos vermelhos caninos. Desorientação, fadiga, gengivas pálidas e um ritmo cardíaco acelerado, são alguns dos sintomas aos quais deve estar atento.
2. Comida que ultrapassou o prazo de validade
Se algum alimento tem bolor ou está estragado, não o dê ao seu cão.
3. Fritos ou comidas gordurosas
Comida com elevado teor de gordura é extremamente tóxica para este animal. Segundo Hartongesis, esse tipo de alimentos pode provocar inflamações no pâncreas e prejudicar a saúde intestinal do bicho, o que poderá ser fatal.
4. Uvas
Até ao momento os cientistas ainda não perceberam exatamente o motivo para as uvas (incluindo passas) serem tão tóxicas para a espécie canina, mas já se estabeleceu uma correlação direta entre essa fruta e a ocorrência de falência renal nos cães.
5. Nozes
Curiosamente as nozes (ingeridas em grandes quantidades) contribuem para que os cachorros venham a sofrer de depressão, e a experienciar febres, fraqueza muscular e vómitos.
6. Carne crua
Do mesmo modo que você não come carne crua, então porque é que o seu cão a deveria ingerir? Carne crua pode conter a bactéria potencialmente mortal E. coli e também salmonela, que pode prejudicar e provocar severos danos no sistema digestivo. Segundo Hartogensis, os cães estão ainda mais vulneráveis a estas bactérias do que os humanos.
8. Snacks salgados
O sal em excesso pode causar envenenamento de ião de sódio nos cachorros, levando a estados de depressão, diarreia, febres altas, sede extrema, falhas renais e a convulsões no bicho.
9. Xilitol
A substância que é um substituto do açúcar e que se encontra presente em bolos, pastilhas, rebuçados e até em pastas de dentes, pode elevar perigosamente os níveis de insulina destes animais, podendo contribuir para que o índice de açúcar do cão caia para níveis perigosamente baixos.