Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Os melhores laxantes naturais para quem sofre de obstipação

Alguns alimentos melhoram o funcionamento do intestino.

Os melhores laxantes naturais para quem sofre de obstipação
Notícias ao Minuto

19:00 - 19/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dicas

A obstipação é um sintoma gastrointestinal que ocorre quando o sistema digestivo não está a funcionar como deveria.

É o que popularmente se chama de prisão de ventre, quando alguém tem apenas entre duas ou três evacuações por semana.

Se provocar dores e desconforto geral, o problema torna-se ainda mais grave. Veja uma lista de alimentos que têm os mesmos efeitos que suplementos laxantes.

Aloe vera

No seu estado bruto o aloe vera pode atuar como um poderoso laxante por conter antraquinona, substância que aumenta o conteúdo líquido no intestino e remove as partículas que se acumulam no trato digestivo. Algumas gotas na água ou noutra bebida são suficientes.

Sementes de chia e linhaça

As sementes de chia têm um alto teor de fibras que é excelente para combater a prisão de ventre. Já as sementes de linhaça não só fornecem ómega-3, como também têm ácido alfa-linolénico, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e elimina o excesso de gordura.

Ameixa

A pectina, substância que se encontra na ameixa, funciona de forma semelhante à fibra – limpando o excesso de gordura e de colesterol. Comer ameixas secas é um ótimo truque para combater a obstipação intestinal.

Vinagre de maçã

As maçãs destacam-se entre as outras frutas devido também à presença de pectina. A dica é adicionar uma colher de sopa de vinagre de maçã numa bebida que goste. E também comer maçãs, porque o seu conteúdo de fibra contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Vegetais

Comer vegetais é outra forma de combater a obstipação, pois estes alimentos são ricos em fibras e aceleram o metabolismo. Algumas das melhores opções são: brócolos, alho, beterraba, espinafres, cebola e alcachofra. Coma cinco porções diariamente.

Café

Cada vez que ingere café o organismo liberta os hormónios conhecidos por gastrina e por colecistoquinina, responsáveis por um bom movimento intestinal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório