Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Pedale. Andar de bicicleta rejuvenesce

Um novo estudo britâncico, detetou que os ciclistas preservam mais massa muscular e força, ao mesmo tempo que mantém níveis saudáveis de gordura corporal e de colesterol – desacelerando o processo de envelhecimento e estimulando o sistema imunitário.

Pedale. Andar de bicicleta rejuvenesce

Os cientistas testaram um universo de 125 ciclistas amadores, de idades compreendidas entre os 55 e os 79 anos, comparando-os a adultos saudáveis da mesma faixa etária, mas que não praticavam exercício físico regularmente.

O estudo comprovou que os ciclistas preservam mais massa muscular e força, ao mesmo tempo que os níveis de gordura corporal e de colesterol se mantém saudáveis e estáveis. Nos homens os níveis de testosterona também se mantiveram elevados.

Os efeitos anti envelhecimento de pedalar abrangem ainda o sistema imunitário.

A glândula do timo, responsável por produzir células imunitárias – as células T – normalmente, começa a encolher a partir dos 20 anos.

Porém, os timos dos ciclistas mais velhos, pareceram estar a produzir tantas células T, como os ciclistas mais jovens.

A coordenadora do estudo, professora e diretora do Instituto de Inflamação e Envelhecimento da Universidade de Birmingham, Janet Lord, disse: "Os dados que recolhemos deitam por terra a ideia de que envelhecer, automaticamente deixa o corpo humano mais frágil".

Já o professor Stephen Harridge diretor do Centro de Ciências Humanas e Aerospacias Fisiológicas no King’s College, em Londres, afirmou: "Os corpos destes atletas envelheceram otimamente e não foram afetados pelos problemas que geralmente acometem as pessoas da mesma idade inativas".

"Caso estes indivíduos deixassem de pedalar é provável que a sua saúde se deteriorasse", acrescentou Harridge. Os ciclistas do género masculino que participaram no estudo pedalaram 100 quilómetros em menos de seis horas e meia e as mulheres que se voluntariaram percorreram 60 quilómetros em cinco horas e meia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório