Pedale. Andar de bicicleta rejuvenesce

Um novo estudo britâncico, detetou que os ciclistas preservam mais massa muscular e força, ao mesmo tempo que mantém níveis saudáveis de gordura corporal e de colesterol – desacelerando o processo de envelhecimento e estimulando o sistema imunitário.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
12/03/2018 09:00 ‧ 12/03/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Exercício

Os cientistas testaram um universo de 125 ciclistas amadores, de idades compreendidas entre os 55 e os 79 anos, comparando-os a adultos saudáveis da mesma faixa etária, mas que não praticavam exercício físico regularmente.

O estudo comprovou que os ciclistas preservam mais massa muscular e força, ao mesmo tempo que os níveis de gordura corporal e de colesterol se mantém saudáveis e estáveis. Nos homens os níveis de testosterona também se mantiveram elevados.

Os efeitos anti envelhecimento de pedalar abrangem ainda o sistema imunitário.

A glândula do timo, responsável por produzir células imunitárias – as células T – normalmente, começa a encolher a partir dos 20 anos.

Porém, os timos dos ciclistas mais velhos, pareceram estar a produzir tantas células T, como os ciclistas mais jovens.

A coordenadora do estudo, professora e diretora do Instituto de Inflamação e Envelhecimento da Universidade de Birmingham, Janet Lord, disse: "Os dados que recolhemos deitam por terra a ideia de que envelhecer, automaticamente deixa o corpo humano mais frágil".

Já o professor Stephen Harridge diretor do Centro de Ciências Humanas e Aerospacias Fisiológicas no King’s College, em Londres, afirmou: "Os corpos destes atletas envelheceram otimamente e não foram afetados pelos problemas que geralmente acometem as pessoas da mesma idade inativas".

"Caso estes indivíduos deixassem de pedalar é provável que a sua saúde se deteriorasse", acrescentou Harridge. Os ciclistas do género masculino que participaram no estudo pedalaram 100 quilómetros em menos de seis horas e meia e as mulheres que se voluntariaram percorreram 60 quilómetros em cinco horas e meia.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas