Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Não gosta de treinar em público? Saiba como ganhar confiança

Muito serve de desculpa ou entrave para que se comece a treinar. Para o evitar, importa que se sinta confiante durante o treino e, para tal, há simples medidas que deve adotar - pelo bem da sua saúde.

Não gosta de treinar em público? Saiba como ganhar confiança
Notícias ao Minuto

10:36 - 06/03/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Treinos

Na hora de começar a praticar exercício físico, muitos são os obstáculos (diga-se, desculpas) para que se entre na rotina. Seja porque não estamos em forma e o colega do lado consegue levantar 20 quilos como se nada fosse, ou porque a resistência está no mínimo e não conseguimos correr nem metade do que aquele frequente praticante que vemos diariamente a treinar no jardim ou ginásio.

A ansiedade que muitos sentem na hora de treinar é algo comum e fácil de se evitar. No fundo, basta que se tome consciência de que pelo simples facto de sairmos de casa para praticar exercício físico, estamos a fazer algo por nós mesmos, e isto é reconhecido mesmo que se esteja no nível zero.

Em segundo lugar, racionalizar que somos os únicos a dar importância à ‘má’ forma física e desempenho dos exercícios. Ainda assim, a insegurança não é algo racional pelo que, no sentido de ajudar a que se desbloqueie este comportamento aquando do treino, a Women’s Health UK aponta sete situações comuns e a melhor forma de se agir em cada uma delas.

Chegar a um novo ginásio ou aula de grupo:

Cada espaço tem a sua organização, e mesmo que lhe tenham feito uma visita guiada, é normal que nos primeiros dias não saiba como se dirigir para os balneários, onde fica a sala de grupo (cuja aula começa dentro de cinco minutos), qual a dinâmica dos cacifos nos balneários, entre outras comuns situações que, quando não estamos a par, nos parecem entraves.

Para conhecer o espaço rapidamente, basta que esteja atento nos primeiros dias. Pediu ajuda para chegar à sala de cycling, memorize-a, bem como a sala de Yoga que fica mesmo ao lado. Não tenha receio de perguntar a outros membros do ginásio onde fica o depósito de água ou como reservar uma aula. Todos já tiveram o seu primeiro dia no ginásio e, regra geral, são abertos a este tipo de ajuda.

O inevitável balneário:

A roupa é um meio de escondermos certas inseguranças que tenhamos com o corpo. Nos casos de maior insegurança, pode ser difícil o momento de trocar de roupa ao lago de alguém com o corpo bem tonificado. Pense que todos estão na mesma situação e que cada um está concentrado em arranjar-se e vestir-se e não em observar os demais corpos.

O isolamento na sala de pesos livres:

Entre a escolha do peso certo e na execução do exercício que depende apenas de si e do seu peso, sem o apoio de qualquer máquina, pode-se sentir algo desprotegido. Uma forma de se sentir mais à vontade nesta situação é ao conhecer ao máximo o seu plano de treino. Foque-se nos seus exercícios e na sua boa execução – vai esquecer-se que está numa sala com mais gente. Se se sentir à vontade, dê dois dedos de conversa com o colega do lado, vai se surpreender com a abertura que muitos têm em partilhar dicas de treino ou curiosidades sobre o seu plano.

Participar em grupos de treino:

Nas aulas de grupo há aqueles que vão para a primeira fila, têm entusiasmo para dar e vender e respondem ‘vamos!’ a todos os incentivos do professor, e há os que preferem passar despercebidos e se preocupam apenas em conseguir fazer a aula até ao fim. Não se compare com os primeiros: toda aquela confiança foi trabalhada naquelas mesmas aulas. Em vez disso, veja-os como inspiração e não uma forma de comparação que o leva a auto julgar-se.

Começar um novo plano de treino:

Não avançar para um novo plano de treino antes de estar à vontade com o atual, é a melhor forma de evitar dores. Mas aspetos físicos à parte, é frequente o caso em que nos dão um novo plano de treino que nos deixe perdidos, sem saber como fazer. Peça ajuda a um PT – é para isso que estão no ginásio. Se achar necessário, marque uma aula particular com um personal trainer e no caso de exercícios mais complexos, peça-o para o filmar. Assim, quando for repetir o treino, terá um arquivo pessoal a que recorrer.

Correr na rua:

É onde muitos se sentem desprotegidos já que não está num ambiente onde – mal ou bem – todos estão a treinar, como no ginásio. Quem sente ansiedade ao treinar na rua, pensa que todos estão atentos à forma como corre ou mesmo a roupa que está a usar. Contudo, pense no que mais frequentemente lhe passa pela cabeça quando vê alguém correr na rua: “eu devia praticar exercício físico” é o pensamento mais comum, e é nisto que muitos pensam quando o veem correr. Pense nisso e, para se abstrair do ambiente, opte por um caminho que começa e escolha uma playlist de que goste e o distraia.

Participar numa maratona:

...ou outro evento que conte com público. Tal como na corrida, o participar num evento do género é visto como ao de coragem e força. Certamente que treinou e se preparou para o mesmo: foque-se nisso e tenha orgulho em si mesmo pelo que conquistou. Nem todos conseguem correr uma maratona.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório