Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Os bons e maus snacks (não tão óbvios)

Comer entre refeições é uma prática saudável, mas importa escolher bem o que comer nestes pequenos lanches já que há opções, à partida saudáveis, que não são as mais indicadas.

Os bons e maus snacks (não tão óbvios)
Notícias ao Minuto

22:02 - 20/02/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Snacks

Diversas são as modas e tendências que criam discussões em torno da alimentação saudável. Há quem defenda que o ideal é comer por dia apenas as três principais refeições – pequeno-almoço, almoço e jantar -, outros optam pelo jejum intermitente (normalmente quem frequenta o ginásio, e que opta por ficar um grande período sem comer) e quem ache que o mais indicado é comer de três em três horas, intercalando as refeições principais com pequenos snacks.

Entre estas formas de alimentação, não há uma mais correta na generalidade. Pelo contrário, depende apenas do organismo de cada um e da rotina diária que se leva. A verdade é que o comer de três em três horas é algo praticado por muitos, mas que só é saudável se os snacks forem bem escolhidos.

Ponto um: levar os snacks de casa é a melhor forma de garantir que come bem. Vai evitar alimentos processados e ricos em açúcar. Uma peça de fruta será sempre uma boa opção, mas seria ingénuo referir que todos aceitam bem este snack, já que às vezes o corpo pede algo mais, nomeadamente algo com mais textura, que seja crocante. Aí, a fruta desidratada surge (a par da granola) como uma muito boa alternativa.

Ainda assim, falta de conhecimento leva à errada noção de que qualquer peça de fruta é um bom snack. Se tiver uma máquina de desidratar em casa, ótimo. Se pelo contrário tiver de optar por comprar a fruta (há sempre aqueles dias em que saímos de casa sem snacks preparados) o site leaf aponta as frutas que são mais indicada e as que devem ser saboreadas apenas pontualmente. O truque está em saber analisar os rótulos e conhecer previamente cada fruta.

Manga: é por natureza um fruto bastante doce e escolhido por muitos enquanto fruta desidratada, já que é a forma de a comer todo o ano. Contudo, enquanto fruto desidratada a manga é alta em calorias e açúcar. A média é de 20 gramas de açúcar por ⅓ de chávena, uma dose que contém pouca fibra e, por isso, não o deixará saciado.

Arandos: É muito difícil encontrar arandos desidratados que não contém com açúcar na sua composição (mesmo que não estejamos a falar de versões com chocolate ou coco). Em cada dose de ⅓ de chávena, há cerca de 26 gramas de açúcar. Para balançar o snack, misture os arandos com bagas frescas e frutos secos como nozes.

Mirtilos: Esta sim é uma opção bem indicada quando desidratada, graças ao seu poder antioxidante e pouco açúcar na sua composição. Ideal para juntar na granola, papa de aveia ou iogurte.

Ameixa seca: É muito comum no natal, mas aconselhada durante todo o ano. Além de regular os intestinos, ajudam a fortalecer os ossos e dão energia.

Tâmaras: outra opção indicada a quem procura um snack doce mas saudável. Além disso, com uma pequena porção vai se sentir satisfeito e saciado.

Damasco: É a quantidade de fibra que faz deste um fruto bastante aconselhado. Conta ainda com vitamina A, que ajuda a fortalecer as unhas, ossos, dentes e pele. Quanto à porção, cinco ou seis damascos desidratados contam com cerca de 15 gramas de açúcar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório