Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Tiroidite de Hashimoto. O que é a doença que afeta Gigi Hadid?

O ganho e a perda de peso inesperados que têm caraterizado a modelo são apenas duas das consequências desta condição.

Tiroidite de Hashimoto. O que é a doença que afeta Gigi Hadid?
Notícias ao Minuto

16:00 - 14/02/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A tiroidite de Hashimoto é uma das variantes mais graves da doença da tiroide. Além de ser uma condição crónica e sem cura, esta variante – classificada também como síndrome - é caraterizada pela resposta agressiva e inflamatória do sistema imunitário à doença, criando anticorpos que atacam a glândula da tiroide, podendo mesmo levar à sua destruição.

Quando não é levado a cabo o devido tratamento (que pode variar de pessoa para pessoa), esta doença pode causar hipotiroidismo, uma condição que tem como sintomas a fadiga, a incapacidade de concentrar e o ganho de peso. E foram estes os primeiros sintomas que levaram Gigi Hadid ao médico quando tinha apenas 17 anos.

À data, lembra a BBC, a modelo norte-americana foi acusada de ter peso a mais para estar no mundo da moda, porém, esse mesmo excesso de peso era apenas uma das muitas consequências da tiroidite de Hashimoto, que pode apresentar também o lado inverso da moeda: a perda inesperada de peso. Agora, Gigi é acusada de estar demasiado magra.

De acordo com a publicação, a tiroidite de Hashimoto – também denominada tiroidite autoimune crónica ou tiroidite linfocítica crónica - é mais comum nas mulheres de meia-idade, mas pode manifestar-se em qualquer fase da vida, acabando por trazer à boleia alguns problemas emocionais (uma outra consequência da doença).

Segundo a informação avançada no site da CUF, a tiroide pode ter por base um vasto leque de outras doenças, como o bócio, a presença de nódulos e outras condições autoimunes (como a lúpus, a artrite reumatoide e a diabetes tipo 1).

Entre os sintomas mais comuns a tiroidite de Hashimoto estão ainda a falta de força muscular, uma maior sensibilidade ao frio, a prisão de ventre, a secura da pele, a rouquidão, o inchaço do rosto, maior fluxo menstrual e ainda dor muscular.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório