Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

A pata dominante do seu gato indica o seu sexo (e não só)

Não é uma mera curiosidade. Observar os comportamentos do seu felino ajuda a confirmar o seu estado de saúde.

A pata dominante do seu gato indica o seu sexo (e não só)
Notícias ao Minuto

08:11 - 17/02/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gatos

Depois de ler este artigo, repare qual a patinha usada pelo seu gato para arranhar a porta quando quer entrar ou para derrubar um objeto que esteja em cima de qualquer superfície. Se for fêmea, a pata mais usada será a direita, se for macho, será a esquerda a pata dominante. Esta foi a conclusão de um estudo publicado pelo Animal Behaviour, que não ficou por aqui.

Esta dominância por um lado do corpo é chamada de Lateralidade e observa-se não só em felinos como noutras espécies como roedores ou baleias. Mas foquemo-nos nos gatos: os investigadores analisaram 44 gatos (24 machos e 20 fêmeas) com atenção para a pata que era utilizada como dominante.

A pata usada na frente para descer as escadas ou subir para cima de algo e o lado sobre o qual os gatos se deitam foram alguns dos aspetos espontâneos observados. Para uma observação mais direta, foi dado aos gatos da amostra uma estrutura com três buracos e comida lá dentro. Para comer, o gato teria de ir lá com a pata e também aí se verificou uma dominância por um dos lado, conforme o sexo do animal – lado direito para as gatas e lado esquerdo para os gatos: tal apenas não foi verificado no lado escolhido para dormir.

Ainda que os investigadores apontem a diferente arquitetura hormonal dos machos e fêmeas como principal razão para o observado. Contudo, a preferência por uma das patas pode também estar relacionada com a personalidade do animal, como o grupo de investigação tem vindo a tentar comprovar.

O objetivo, será ajudar os donos a perceber (para evitar) quão vulnerável o seu animal é a situações de stress.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório