Meteorologia

  • 20 MAIO 2018
Tempo
24º
MIN 23º MÁX 25º

Edição

Vegetarianismo pode ser 'trampolim' para depressão nos homens

Apesar de todos os benefícios que o vegetarianismo pode trazer para a saúde física, um recente estudo lança o alerta: nos homens, este padrão alimentar pode causar depressão.

Vegetarianismo pode ser 'trampolim' para depressão nos homens
Notícias ao Minuto

08:14 - 09/02/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Uma alimentação vegetariana é aquela que faz dos alimentos de origem vegetal protagonistas. Quando é restrita – aquilo a que se chama também de veganismo – é excluído todo e qualquer alimento de origem animal ou derivado de animais.

No vegetarianismo, além do plano mais restrito, existe ainda o ovo-vegetarianismo (em que se exclui qualquer alimento de origem animal à exceção do ovo ou de produtos que contenham ovo) e o lacto-vegetarianismo (em que se exclui qualquer alimento de origem animal à exceção do leite e derivados ou de produtos que contenham estes alimentos lácteos). O ovo-lacto-vegetarianismo é também uma possibilidade.

Até à data, foram já vários os estudos publicados sobre os benefícios e riscos de uma alimentação vegetariana, independentemente da sua vertente. Porém, um dos mais recentes vem colocar o dedo na ferida: a carência de vitamina b12.

Este micronutriente está presente nos alimentos de origem animal e, por isso, é dos que mais carência pode causar numa dieta vegetariana ou vegan. Mas, que consequências é que isso pode mesmo trazer? Além de problemas metabólicos, um recente estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos revela que pode fazer com que os homens sejam mais propensos à depressão.

Para esta análise, os cientistas recorreram a 9,600 homens com planos alimentares distintos e concluíram que aqueles que seguiam uma dieta vegetariana ou vegan apresentavam pontuações mais altas numa escala de mediação do risco de depressão, lê-se no Deporte y Vida do jornal espanhol AS.

Mas é possível combater este efeito colateral? Possivelmente sim. Embora o efeito dos alimentos dependa de pessoa para a pessoa, a procura de ajuda junto de um nutricionista e a toma dos suplementos necessários pode fazer com que não exista qualquer carência nutritiva, seja numa alimentação vegetariana/vegan ou em qualquer outro plano alimentar.

Clique aqui e fique a conhecer o guia que lhe vai permitir seguir uma alimentação vegetariana adequada e amiga da saúde.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.