Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

O sutiã perfeito encontra-se em seis passos

80% das mulheres não usa o tamanho mais indicado ao seu corpo. O erro mais comum deve-se à errada relação entre copa e número.

O sutiã perfeito encontra-se em seis passos
Notícias ao Minuto

19:00 - 15/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Soutien

Ill-fitting”: termo usado no campo do vestuário que significa mal adaptado. O sutiã é provavelmente a peça de roupa onde o ill-fitting é mais comum, provavelmente pela errada ideia de que vestir o sutiã perfeito não faz muita diferença. Uma noção que muda rapidamente ao comprovar quão melhor cai um vestido específico ou mesmo a mais básica T-shirt, quando usada com o sutiã certo.

Madeline, estilista de situãs australiana aponta no site More.com os seis aspetos que devemos ter em conta para provar se qualquer sutiã é ou não indicado ao nosso peito. Seja na hora de comprar roupa interior ou para confirmar se aquele sutiã mega confortável deve ou não ser substituído, tenha em conta os seis passos que a vão fazer tirar o proveito máximo da sua roupa:

A zona central do sutiã toca na pele?

A resposta deve ser sim, contudo, é muito frequente que tal não aconteça o que significa que está a usar uma copa mais pequena do que a que devia. O resultado? O sutiã aperta demasiado o peito em vez de suportá-lo com o apoio do externo e caixa torácica. Num soutien que lhe sirva, a zona central deve tocar na pele, deixando o peito levantado e separado.

O sutiã faz o efeito quatro mamas?

Este passo é óbvio. Todas sabem que este aspeto significa que o sutiã fica pequeno, para sermos mais específicos, precisa de uma copa maior. Contudo, ao experimentar o sutiã nem sempre notamos este efeito. O truque passa por vestir uma T-shirt sobre o sutiã e veja se o formato da mama fica natural ou se se nota algo estranho.

O mesmo acontece quando o peito está demasiado apertado e o peito sai por cima da copa. Em certos casos (diga-se num desfile da Victoria Secret) até pode ficar elegante. Mas sejamos sinceras: o efeito sexy desaparece no segundo em que vestimos algo por cima do sutiã e vamos para a rotina diária.

A copa está enrugada e há espaço entre as arestas da copa e o peito?

...é sinal de copa demasiado grande. Se o peito não deve sair pela copa, também não deve ficar com demasiado espaço. A mama deve ficar toda envolta pela copa e delimitada pelo aro do sutiã. Tudo sem apertar demasiado, claro.

O sutiã cria o efeito de gordura nas costas?

Nem sempre associamos este aspeto ao situã, mas a ligação é direta e nem sempre significa que o número de sutiã é pequeno e por isso a banda aperta as costas. Em alguns casos, tal significa que o número é maior que o que devia: a consequência é uma banda que, por estar demasiado larga, sobe ou desce com o movimento natural do corpo criando o aspeto de gordura acumulada nas costas.

Porque este passo pode não ser tão óbvio como os outros faça o teste: aperte o sutiã no fecho mais de fora (com o tempo, o tecido do soutien desgasta-se e precisamos de o apertar, por isso quando compra um sutiã, ele deve servi-lo no fecho mais de fora), coloque dois dedos entre o sutiã e as costas: se sentir que está demasiado apertado, precisará de um número acima.

Para eliminar qualquer dúvida, faça o teste número dois: com o sutiã que acha ser o seu número vestido, levante os braços, se a banda de trás subir, é possível que esteja a usar um número acima do que deveria.

As alças de sutiã deixam marca ou caem-lhe dos ombros?

Não deve acontecer nenhum destes dois casos. Especialistas na área da lingerie apontam que as alças devem apenas fazer 10% do trabalho de suportar o peito e que a banda é responsável pelos restantes 90%. Se está a apertar demasiado as alças para levantar o peito, significa que a banda está demasiado larga para criar suporte no peito. Por outro lado, se as alças se tornam largas e descaem, significa que precisa de as ajustar, sem nunca permitir que deixem marca.

O sutiã cria o efeito de gordura abaixo das axilas?

Se sim, está a usar uma copa demasiado pequena, que obriga a que parte do peito saia da copa.

Além de ser desconfortável e de criar um aspeto pouco elegante, usar o tamanho errado de sutiã é prejudicial para a mama: se for muito apertado, pode danificar o tecido mamário, se for muito grande, não dá o devido suporte ao peito. Pode parecer massador, mas é importante encontrar o sutiã certo para cada corpo. Para tal, Madeline refere que se atualize o número de sutiã a cada dois anos ou com um intervalo mais curto no caso de mulheres que mudaram de peso, estão grávidas ou foram mães há pouco tempo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório