O namoro corre às mil maravilhas, a mudança para a mesma casa também e o pedido de casamento passa a ser um tema comum nas conversas do casal. Até aqui, tudo bem, tudo no rumo natural de um compromisso, mas é preciso ter calma.
O casamento é um dos mais importantes passos que um casal pode dar, por isso, é importante colocar em cima da mesa todos os temas possíveis e imaginários, especialmente todos os temas que poderão, um dia, dar azo a discordância.
De acordo com a psicoterapeuta Tina B. Tessina, são cinco os temas que os casais devem sempre discutir antes de avançar para o noivado, temas esses que poderão ajudar a perceber se o matrimónio é ou não o melhor caminho a seguir. À revista Health, a especialista explicou quais são. Ei-los:
1- Filhos. Antes de avançar para um casamento é importante que este tema esteja em pratos limpos e que ambos estejam de acordo com a decisão, seja ela ter filhos ou não.
2 – Finanças. Definir a gestão das finanças comuns é um outro aspeto que deve ser debatido antes de subir ao altar, pois as questões financeiras continuam a dominar o risco de divórcio um pouco por todo o mundo.
3 – Carreira. Tenham ou não a mesma profissão, o casal deve discutir a importância que a construção de uma carreira tem para si e a que sacrifícios está disposto a sujeitar-se (e a sujeitar a relação) para atingir os objetivos traçados.
4 – Família. Já diz o ditado que entre marido e mulher não se mete a colher, por isso, o casal deve definir qual será a envolvência da família na vida a dois e sobretudo nas decisões tomadas.
5 – Religião. No caso de cada um ter a sua religião, é importante saber como será feita a educação religiosa dos filhos, devendo o casal chegar a um consenso.