Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Caspa na barba? Eis cinco dicas para evitar e tratar este problema

Manter os fios bonitos e, principalmente, saudáveis, não é uma tarefa fácil e entre os principais problemas enfrentados pelos 'barbudos' está a caspa na barba.

Caspa na barba? Eis cinco dicas para evitar e tratar este problema
Notícias ao Minuto

08:35 - 24/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Se em tempos se dizia que era dos carecas que elas gostam mais, agora não há como escapar ao pelo... muito pelo e tudo no rosto. A barba é uma das tendências mais atuais e dos estilos que os homens mais seguem.

Mas nem tudo são rosas. Ou pelos domados. Um dos principais problemas de quem tem barba é a dermatite facial, uma patologia caraterizada pela irritação da pele e que causa alergias, comichão e a temida caspa na barba. Sim, ao contrário do que se pensa, a caspa não está ligada a falta de higiene.

Os fios da barba tendem a ser grossos e por isso ressecam com maior facilidade. Isso acontece porque a pele do rosto não consegue hidratar o fio por inteiro, por isso, "a pele por baixo dos pelos da barba fica mais seca e escamosa, formando assim a caspa nos pelos da barba”, diz Renato Lima, diretor de marketing da Barba Urbana, empresa especializada em cosméticos para o público masculino.

Para manter a barba livre deste problema, eis cinco dicas a ter em conta:

- Mantenha a barba sempre limpa: É importante manter a barba higienizada para evitar o acumulo de pós, fungos e bactérias. Procure lavar a barba todos os dias, no banho e após as refeições. Evite usar champôs para cabelo na hora de limpar a barba, pois estes acabam por deixá-la ainda mais 'seca'. Existem produtos específicos para os pelos do rosto.

- Hidrate bem a barba: A hidratação é o principal cuidado para evitar a caspa na barba. Para isso, hidrate a barba duas vezes por dia utilizando óleos específicos para os pelos faciais.

- Esfolie a área da barba: Faça uma esfoliação facial pelo menos duas vezes por semana para remover células mortas e garantir a prevenção dos pelos encravados.

- Mantenha a barba sempre seca: Deixar a barba molhada ou húmida facilita a proliferação de fungos e bactérias, causadores das dermatites que provocam a caspa. Enxague bem a barba, principalmente, antes de dormir. Porém, deve evitar usar o secador na temperatura quente, optando sempre pelo secador frio ou uma toalha.

- Evite passar a mão na barba: As mãos são o maior transporte de fungos e bactérias, além de serem muito oleosas. Por isso evite passar a mão na barba para que essa oleosidade e impurezas não passem para os pelos faciais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório