Uns acreditam que ajuda a limpar o organismo, outros defendem que é a melhor forma de perder peso. Ir para a cama com a barriga 'vazia' não é uma tendência de agora, mas este pode ser um hábito com efeitos indesejados.
Se, por um lado, ir com alguma fome para a cama pode ajudar a reduzir os níveis de insulina e açúcar no sangue (o que pode impulsionar uma perda de peso mais acelerada), a verdade é que os 'roncos' que se vão ouvir até adormecer podem ser sinal de um mau plano alimentar, pois se em causa estiver uma dieta rica em fibra e gorduras saudáveis é muito provável que não se sinta fome antes de adormecer mesmo quando se janta ligeiramente cedo.
Além disso, destaca o site Eat This, Not That!, ter fome antes de dormir pode fazer com que se acorde ainda com mais fome, acabando por ingerir um pequeno-almoço mais ou menos descontrolado, deitando, assim, por terra toda e qualquer tentativa de perda de peso. Mas não só: "o problema de ir para a cama com fome é que isso interfere com uma boa noite de sono", alerta o médico Jim White... e está mais do que provado de que a privação do sono aumenta consideravelmente o risco de ganho de peso.
Então, devemos ou não ir para a cama quando estamos com fome? O melhor... é ir saciado e não com fome. Um plano alimentar equilibrado e repleto de alimentos amigos da saúde - como as proteínas magras, a fibra e as gorduras saudáveis - acaba por manter o organismo saciado mais tempo, além disso, a ciência também já provou que pequenos snacks ao longo do dia (e incluindo antes de dormir) são eficazes no controlo do peso e também no controlo da sensação de fome.