O Natal está quase a chegar e com ele chegam também alguns quilos a mais. Mas, e se a saliência da barriga não for apenas causa dos excessos natalícios, mas também da postura que tem quando está de pé e sentado?
"Uma boa postura tem um grande impacto na forma como trabalhamos a nossa musculatura abdominal", explica a fisioterapeuta Walkiria Brunetti.
De acordo com a especialista, "estar com o corpo ereto exige que os músculos estejam em equilíbrio, ou seja, nenhuma cadeia muscular pode ganhar a 'guerra', pois isso impede a correção postural. Quando este equilíbrio acontece, temos a impressão de que a barriga está mais reduzida".
Mas, o que é que acontece quando a postura não é a melhor? Pois bem, segundo Walkiria, tal, a barriga fica mais saliente, pois "os músculos foram comandados para 'dormir' e estão 'relaxados'".
"Se a pessoa já tem alguma adiposidade nessa região, certamente parecerá maior. Os músculos ficam encurtados e a barriga projeta-se para frente, o que dá a impressão de que a está maior do que realmente é”, exemplifica Walkiria.