Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Saúde: As respostas às perguntas que mais se fazem ao Google

Também costuma consultar o 'Dr. Google'?

Saúde: As respostas às perguntas que mais se fazem ao Google
Notícias ao Minuto

13:00 - 02/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Recorrer ao motor de pesquisa da Google para questões médicas é uma tendência um pouco por todo o mundo e que espelha, de forma eficaz, a facilidade com que se acede à informação que é quase infinita.

Embora exista o sério risco de visitar páginas online que não são fidedignas e que nem tão pouco têm qualquer tipo de aval médico, a verdade é que as pessoas continua a fazer de médicas de si mesmas através de uma ferramenta digital, chegando às consultas reais já com um diagnóstico, uma causa e um tratamento em mente (esteja ou não correto).

Mas, o que tanto pesquisamos online? Muita coisa, mas são, na verdade, seis as questões médicas mais recorrentes, lê-se no Daily Mail, que pediu a ajuda a alguns médicos para dar as corretas respostas.

Questão 1 - A amigdalite é contagiosa?

Resposta - De acordo com a professora de otorrinolaringologia Janet Wilson, a amigdalite, por si só, não é contagiosa. Contudo, por ter origem num vírus que inflama as amígdalas, é possível que esse mesmo vírus passe de pessoa para pessoa através da tosse e dos espirros, por exemplo.

Questão 2 - O que é sepsis?

Resposta - "A spesis é uma condição que ameaça a vida", pois surge quando a "resposta do corpo à infeção entra em excesso", explica o médico Ron Daniels, que revela que a doença pode dever-se a uma 'simples' infeção de urina ou a uma pneumonia, por exemplo. "Os vasos sanguíneos abrem, fazendo com que a pressão arterial ateue - e órgãos como o coração e os rins ficam famintos de sangue e oxigénio. Se não for tratada rapidamente, a sepsis pode levar rapidamente a falência e morte de órgãos", explica o médico.

Questão 3 - Como parar de ressonar?

Resposta - Segundo o médico Mike Dilkes, "existem muitas curas", mas a verdade é que tudo depende de pessoa para pessoa e nem todas as alternativas apresentadas online são tão eficazes e seguras quanto parecem. O melhor, diz o especialista, é consultar um médico para perceber o que pode estar a causar o ronco, se a apneia do sono, problemas respiratório, mau posicionamento na cama, etc.

Questão 4 - Porque é que estou sempre cansado?

Resposta - Embora a resposta mais comum na internet nos leve a um diagnóstico de cancro, a verdade é que existem muitos motivos para a sensação de cansaço, sendo o estilo de vida pouco ou nada saudável (má alimentação, stress e sedentarismo) a causa mais comum. A tiroide pode ser também uma causa, porém, apenas um diagnóstico médico poderá confirmar.

Questão 5 - A zona é contagiosa?

Resposta - Originária do Herpes Zoster (da varicela), a zona carateriza-se por uma erupção cutânea severa e não é contagiosa, diz Judy Breuer, professor e diretor na divisão de infeção e imunidade da University College London.

Questão 6: Como baixar a pressão sanguínea

Resposta: As mudanças no estilo de vida e um controlo caseiro da pressão sanguínea (através de equipamentos próprios) é a melhor forma de controlar os valores, contudo, é sempre importante consultar um médico sob a pena de ser necessário tomar um fármaco que acelere esse processo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório