Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Cinco bons motivos para trocar o tampão pelo copo menstrual

Pequenos, flexíveis e higiénicos, os copos menstruais parecem estar prontos para acabar com o 'reinado' dos tampões.

Cinco bons motivos para trocar o tampão pelo copo menstrual
Notícias ao Minuto

08:50 - 25/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Saúde

Criados em meados do século XIX, os copos menstruais encontram nos dias de hoje o momento ideal para se tornarem donos e senhores do mundo íntimo feminino.

Passadas décadas em que o tampão se assumia como a opção mais prática - mesmo com todos os riscos associados ao seu uso -, parece que todas as atenções estão agora centradas nos copos menstruais, que se destacam por terem um tamanho adaptável, por serem flexíveis, higiénicos e seguros.

E não faltam motivos para as mulheres se renderem a este item feminino. Como destaca o site Bustle, o copo menstrual é melhor para a saúde vaginal do que o tampão e até mesmo do que o penso higiénico, uma vez que é fabricado com materiais anti-bacterianos e não contém os químicos comummente usados para travar o odor causado pelo fluxo sanguíneo.

Ao contrário do que acontece com o tampão ou com o penso, que devem ser trocados com bastante regularidade para prevenir possíveis infeções, o copo menstrual pode permanecer no corpo entre seis a 12 horas e sem que a saúde fique em risco.

Mas o copo menstrual não é apenas amigo da saúde feminina, é também um verdadeiro aliado da saúde do ambiente, uma vez que trava a acumulação de 'lixo menstrual', como é o caso dos tampões que muitas vezes são deitados indevidamente na sanita.

Uma vez que não se trata de um produto descartável, a compra do copo menstrual é significativamente menor quando comprada com a compra de tampões. Apesar de ser um pouco mais caro do que a tradicional caixa de tampões (podendo custar cerca de 40 euros a unidade), o copo menstrual é reutilizável, o que significa que, a curto prazo, é possível poupar algum dinheiro, conta o site Bustle.

Embora possa não ser a melhor opção para mulheres com algum tipo de anomalia no sistema reprodutivo - tal como os tampões também não são -, o copo menstrual pode ser usado, por exemplo, por mulheres com oscilações inesperadas de fluxo menstrual, garantindo a captação total do fluído.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório