Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Transpirar sangue? Sim, é possível

Chama-se hematidrose e é um fenómeno raro. Falamos de quando 'suor' é sangue.

Transpirar sangue? Sim, é possível
Notícias ao Minuto

15:15 - 24/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Transpirar sangue é algo que parece apenas fazer sentido num filme de terror ou no pior dos piores pesadelos, mas trata-se, na verdade, de uma condição médica humana real... embora rara.

De nome hematidrose, esta patologia é para muitos desconhecida e veio agora para o centro das atenções depois de uma jovem italiana de 21 anos ter vivido episódios em que transpirava sangue na cara ao longo de três anos.

A hematidrose afeta comummente o rosto, as orelhas, o nariz e os olhos, estando também na origem de um outro fenómeno do corpo humano: as lágrimas de sangue. No caso da jovem, o sangue aparecia inesperadamente no rosto.

Por se tratar de uma condição rara - afetando uma em cada 10 milhões de pessoas - , os poucos casos que são do conhecimento científico carecem de profundidade de análise (por falta de dados e casos concretos), mas indicam que, de um modo geral, o 'suor de sangue' aparece sem aviso prévio e sem um motivo aparente (leia-se físico e visível) que o justifique.

Para já, o que a ciência sabe é que este fenómeno do corpo humano está associado a momentos de maior pressão, tensão ou stress. Conta a Time que o medo e o stress emocional intenso podem também impulsionar esta condição, uma vez que são estados emocionais que têm um impacto direto nos micro vasos sanguíneos das glândulas sudoríparas, que éxplodem' e dão origem à saída de sangue em simultâneo com o suor.

Publicada esta segunda-feira na revista científica Canadian Medicam Association Journal, a análise feita à jovem italiana não encontrou qualquer tipo de 'anomalia' física ou mental, mantendo-se, assim, a incerteza quanto a este problema.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório