O estranho caso da mulher que sua sangue

Condição médica surpreendeu médicos italianos e já é caso de estudo.

Notícia

© Reprodução/Canadian Medical Association Journal

Pedro Filipe Pina
24/10/2017 08:20 ‧ 24/10/2017 por Pedro Filipe Pina

Mundo

Carreira

Uma mulher italiana de 21 anos deu entrada num hospital com queixas de que suava sangue, tanto do rosto como da palma das mãos. A mulher é afetada por este problema há já três anos.

Sem feridas visíveis ou qualquer lesão cutânea, o caso chamou a atenção dos médicos e foi agora apresentado ao mundo por dois investigadores num estudo publicado na Canadian Medical Association Journal, publicação da associação canadiana de médicos.

O sangramento acontecia durante o sono ou na sequência de atividade física. Mas os sintomas agravam-se com fatores como o stress.

O caso invulgar teve impacto na vida desta paciente, que apresenta já sintomas de depressão, fruto do isolamento a que se sujeitou, na sequência desta doença.

Em causa estará uma condição médica chamada hematridose.

Segundo o Independent, pensa-se que esta condição que leva ao sangramento, com a pele mantendo-se intacta, afetará apenas uma em cada 10 milhões de pessoas.

A paciente foi tratada com propranolol e foi ainda medicada contra a depressão e ansiedade. Os sintomas foram atenuados mas não desapareceram por completo.

O estudo, que pode ser consultado clicando aqui, realça que na literatura médica não se encontram explicações para o sangramento nesta doença.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas