Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Sete alimentos que deve evitar ao almoço e os substitutos ideais

O pequeno-almoço até pode ser a refeição mais importante do dia, mas o que come ao almoço pode ter um grande impacto no seu dia, na sua saúde e na sua forma física.

Sete alimentos que deve evitar ao almoço e os substitutos ideais
Notícias ao Minuto

12:16 - 18/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

As escolhas alimentares que faz ao almoço são muito importantes pois são elas que vão garantir que tem energia para o resto do dia e que não tem vontade de comer – especialmente coisas que não deve - durante toda a tarde. Apesar de não existirem alimentos maus, alguns simplesmente não são a escolha ideal para a refeição principal de meio do dia. Segundo a Men’s Health norte-americana estes são os sete alimentos que não deve comer ao almoço e os seus substitutos ideais:

Pão branco. Deve ser evitado porque tem muito pouca fibra e tem um alto índice glicémico, o que fará com que tenha um pico de açúcar e fique com fome novamente muito rápido e sem energia.

Em vez disso: opte por pão integral ou de mistura, pois apesar de as sandes não serem o almoço mais recomendável, ao menos este pão tem mais fibra e promove uma saciedade mais duradoura.

Maionese. Além do pão, o que põe na sua sandes também importa e a maionese não é a melhor escolha, pois é só gordura e praticamente nenhum valor nutricional para além disso.

Em vez disso: Opte por gorduras saudáveis como abacate, guacamole ou pesto, que são ricas em vitaminas e minerais.

Iogurte com aroma. Pode parecer a sobremesa mais saudável, mas pode conter tanto açúcar como uma fatia de bolo. Além disso contém pouca fibra e pouca proteína (a não ser que seja iogurte grego ou skyr).

Em vez disso: Faça a sua sobremesa de iogurte e fruta com iogurte grego natural sem açúcar e pedaços de fruta natural, amêndoas e um fio de mel.

Batatas fritas. Este tipo de snacks podem parecer um acompanhamento mas só adicionam calorias vazias e muito sal e gordura nada saudável à sua refeição. Sem fibra nem proteína, não o vão ajudar a sentir-se saciado.

Em vez disso: Se quer algo saboroso e crocante, opte por grão de bico assado ou frutas ou vegetais desidratados, que são melhores fontes nutricionais, com fibra e proteína.

Um prato gigante de massa. A pasta não é demónio nenhum, mas como todos os cereais, especialmente os refinados, devem ser comida em moderação e nunca ser a maior parte do nosso prato. Caso contrário vai sentir-se cansado e sem energia durante o resto da tarde.

Em vez disso: Opte pela massa integral e numa porção que só ocupe um quarto do prato. Outro quatro do prato deve ser preenchido com uma fonte de proteína – como carne, peixe, soja, etc – e a metade que sobra deve ser ocupada por salada ou vegetais assados ou cozidos.

Salada com frango. A salada é saudável, mas comer só salada com frango vai deixá-lo com vontade de comer muito mais. Isto porque faltam fibra e gordura na sua refeição.

Solução: Uma vez que a sua refeição já está no bom caminho, basta adicionar-lhe o que falta. A gordura pode vir de opções como azeite, abacate ou nozes e a fibra de legumes e/ou leguminosas.

Bebidas açucaradas. Refrigerantes, bebidas energéticas, bebidas desportivas, tisanas ou águas com sabores costumam ter muito açúcar que não necessita de adicionar à sua refeição e que só o vão fazer sentir cansado e com fome ao longo da tarde.

Em vez disso: Aposte na água (que até pode aromatizar com fruta ou ervas) e no chá. Com esta mudança simples pode poupar o consumo de 140 calorias por dia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório