Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Os placebos funcionam mesmo quando se sabe que não contêm medicação

Estudo sugere que o ‘efeito placebo’ existe mesmo nas pessoas que sabem o ‘tratamento’ que estão a fazer.

Os placebos funcionam mesmo quando se sabe que não contêm medicação
Notícias ao Minuto

18:01 - 27/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Segundo a definição do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, placebo é uma “substância neutra administrada em vez de um medicamento, como controlo numa experiência ou para desencadear reações psicológicas nos pacientes”.

Um estudo confirma agora que os efeitos psicológicos da toma do placebo ocorrem tanto quando o paciente não sabe que o que está a tomar não é um medicamento, como quando o paciente sabe que é apenas um placebo.

Como reporta o Independent, um grupo de cientistas da Universidade de Harvard e da Universidade de Basel prescreveu um creme de ‘tratamento’ placebo a um grupo de pessoas com queimaduras de pouca gravidade (160 pacientes, entre os 18 e os 65 anos), dizendo apenas a algumas que se tratava de um placebo.

Depois de aplicar o creme, tanto as pessoas que não sabiam que era um placebo como as que sabiam reportaram sentir melhorias, sentindo um alívio da dor semelhante ao das pessoas de um terceiro grupo que aplicou um creme analgésico com lidocaine, apesar de o creme placebo não conter qualquer tipo de medicação.

As descobertas deste estudo contrariam assim a crença de que é preciso ‘enganar’ o paciente, não lhe dizendo que o tratamento que vai fazer não passa de um placebo, para que o ‘efeito placebo’ funcione de facto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório