Os placebos funcionam mesmo quando se sabe que não contêm medicação

Estudo sugere que o ‘efeito placebo’ existe mesmo nas pessoas que sabem o ‘tratamento’ que estão a fazer.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
27/09/2017 18:01 ‧ 27/09/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

Segundo a definição do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, placebo é uma “substância neutra administrada em vez de um medicamento, como controlo numa experiência ou para desencadear reações psicológicas nos pacientes”.

Um estudo confirma agora que os efeitos psicológicos da toma do placebo ocorrem tanto quando o paciente não sabe que o que está a tomar não é um medicamento, como quando o paciente sabe que é apenas um placebo.

Como reporta o Independent, um grupo de cientistas da Universidade de Harvard e da Universidade de Basel prescreveu um creme de ‘tratamento’ placebo a um grupo de pessoas com queimaduras de pouca gravidade (160 pacientes, entre os 18 e os 65 anos), dizendo apenas a algumas que se tratava de um placebo.

Depois de aplicar o creme, tanto as pessoas que não sabiam que era um placebo como as que sabiam reportaram sentir melhorias, sentindo um alívio da dor semelhante ao das pessoas de um terceiro grupo que aplicou um creme analgésico com lidocaine, apesar de o creme placebo não conter qualquer tipo de medicação.

As descobertas deste estudo contrariam assim a crença de que é preciso ‘enganar’ o paciente, não lhe dizendo que o tratamento que vai fazer não passa de um placebo, para que o ‘efeito placebo’ funcione de facto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas