Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

O que fazer quando o patudo come algo tóxico

Por muitos cuidados que se tenha, nem sempre é possível evitar que o patudo lá de casa coma algo que não lhe faz bem. Caso isso aconteça, eis o que deve fazer.

O que fazer quando o patudo come algo tóxico
Notícias ao Minuto

08:05 - 25/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Não é apenas para os humanos que o fruto proibido é o mais apetecido, também os animais de estimação tendem a querer aquilo que, à partida, não lhes faz bem, como o almoço do dono, o bolo que está na bancada, o chocolate que ficou em cima da mesa de apoio, etc.

A alimentação é um dos aspetos mais importantes para a saúde de um patudo, existindo um conjunto de alimentos que devem ser evitados ao máximo, como é o caso do abacate, das bebidas alcoólicas, do café, da cebola, do alho, das uvas e dos citrinos (aqui pode consultar os alimentos permitidos e os proibidos). Contudo, estes não são os únicos potenciais tóxicos para um animal.

Como explica a Rodale's Organic Life, também os ambientadores líquidos ou em gel, as cápsulas de limpeza de roupa, os detergentes, os medicamentos (incluindo suplementos e ervas naturais), os inseticidas e algumas plantas (como a aloe vera e a camomila) podem ser verdadeiramente penosos - e até mesmo fatais - para a saúde do patudo.

Além de ser importante conhecer os potenciais agentes tóxicos e escondê-los em locais onde o patudo não conseguirá aceder, o dono deve saber ainda como agir caso o gato ou o cão coma um destes produtos/alimentos.

Um dos aspetos mais importantes neste tipo de situações, conta a publicação, é conhecer os sintomas comuns de toxicidade, onde se incluem os vómitos, a diarreia, os tremores, a falta de coordenação, a tosse, os espirros e a falta de ar. Beber mais água do que o habitual e estar mais agitado do que o normal são outros dois sintomas aos quais devem prestar atenção.

Ligar a um veterinário assim que surgem os primeiros sinais de alerta é fundamental, assim como nunca induzir o vómito ao patudo sem o consentimento do especialista, uma vez que pode agravar ainda mais a situação do animal, visto que alguns produtos tóxicos podem causar uma "irritação severa no esófago" durante o vómito.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório