Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Cacau: Cinco factos sobre esta fruta 'gulosa'

Há mais vida além do chocolate. E temos aqui cinco provas.

Cacau: Cinco factos sobre esta fruta 'gulosa'
Notícias ao Minuto

17:00 - 22/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Comida

O cacau é o fruto do cacaueiro, de formato ovóide e cuja polpa, de tom branco, tende a possuir dezenas de sementes. É um dos frutos mais consumidos e também dos que mais benefícios traz para a saúde.

O cacau, de aroma caraterístico e quase hipnotizante (mais não seja para os gulosos) é muitas vezes associada apenas ao chocolate, mas há mais vida para além disso e, para prová-lo, o site El Confidencial listou aqueles que são os cinco factos mais importantes sobre esta fruta.

Comecemos pelo valor nutricional, não fosse este um dos aspetos mais determinantes para a saúde. O cacau cru puro em pó (isto é, que no processo de moagem perdeu parte do seu teor de gordura) contém cerca de 35% de fibra (promove a saciedade e regula os níveis de açúcar no sangue), 23% de proteína (fortalece os músculos) e apenas 14% de hidratos de carbono.

No que diz respeito aos micronutrientes, a sua composição possui ainda 6% de minerais (entre os quais o magnésio, o cobre e o manganês) e 22% de outros componentes, dos quais a publicação destaca os polifenóis, um antioxidante de origem natural que ajuda a regular o sistema cardiovascular, e as vitaminas do complexo B.

De acordo com o jornal espanhol, o cacau não é todo igual, variando de acordo com o processo de que é alvo até chegar à nossa cozinha. O cacau natural em pó, por exemplo, não é igual àquele que é submetido a tratamentos químicos como a alcalinização, que faz com que 60% dos flavonóides se percam, levando a que o produto final não seja tão benéfico para a saúde como o esperado.

Para diferenciar o cacau 'bom' do cacau 'mau', são três os aspetos a ter em conta:

1 - A cor do cacau natural tende a ser mais clara, enquanto o cacau alcalinizado tem um tom entre o castanho escuro e o encarnado;

2 - O pH do cacau natural encontra-se entre os 5 e os 6, enquanto o outro tipo de cacau tem um pH na ordem dos 8,5;

3 - O cacau natural em pó dissolve-se com menos facilidade do que o cacau já industrializado, que tende a 'desaparecer' quando entra em contacto com um líquido.

No que diz respeito aos benefícios concretos para a saúde, o consumo regular (mas moderado) de cacau ajuda a reduzir a tensão arterial e melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos. Mas não só: os níveis de colesterol também ficam beneficiados, assim como a saúde mental. Na prática, o cacau faz bem dos pés à cabeça, não fosse esta fruta capaz de reduzir em 40% o risco de mortalidade por causas coronárias.

Apesar de ser quase sempre associado ao chocolate e, por consequência, aos quilos a mais, o cacau é na verdade um aliado do metabolismo, deixando-o mais acelerado e capaz de agir contra a gordura acumulada. Além disso, o metabolismo hormonal fica também mais regulado com o consumo desta fruta, conta o El Confidencial. Se o objetivo é mesmo perder peso e ainda ganhar uma saúde extra, então o melhor é mesmo comer o cacau ao pequeno-almoço.

Mas se pensa que esta fruta tem de ter algum 'defeito', então temos uma boa notícia para si: o cacau é quase perfeito! (e dizemos quase porque o consumo desta fruta - e de qualquer outro alimento - tem um impacto que varia de pessoa para pessoa). Ao contrário do que se pensa, o consumo regular e moderado de cacau não prejudica a diabetes (pelo contrário), não deixa as pessoas muito aceleradas (pois, apesar de possuir cafeína, este componente encontra-se em quantidades muito baixas), e também não é o culpado pela acne, a não ser que o único cacau que se consome é aquele que se chama chocolate de leite com um elevado teor de açúcar e gordura trans.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório