Um composto do cacau, conhecido como monómeros de epicatequina (epicatechin monomers), aumenta a secreção de insulina de células específicas, segundo o que um estudo descobriu.
Segundo o estudo realizado por investigadores da Brigham Young University (BYU), este composto também pode ajudar a reduzir a obesidade e aumentar a capacidade de os animais conseguirem lidar com altos níveis de glucose. Estas descobertas sugerem que este composto do cacau poderá ajudar a prevenir a diabetes tipo 2.
Apesar de o estudo ter sido conduzido em animais de laboratório, os investigadores dizem que os humanos também podem obter benefícios deste composto do cacau, mas precisariam de evitar o açúcar e consumir grandes quantidades de cacau.
Como cita o Daily Mail, o principal autor do estudo Jeffery Tessem destacou: “Provavelmente tem de comer muito cacau, e provavelmente não quer que este tenha muito açúcar. É o composto no cacau que está a procurar.”
O co-autor professor Andrew Neilson acrescentou: "Estes resultados poderão ajudar-nos no futuro a usar estes compostos de forma mais eficiente nos alimentos e suplementos para atrasar ou prevenir o desenvolvimento da diabetes tipo 2."