Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Sete situações em que não deve mesmo usar um tampão

Os tampões são muito úteis, mas têm de ser utilizados de forma adequada para não haver risco de pôr a saúde em causa.

Sete situações em que não deve mesmo usar um tampão
Notícias ao Minuto

08:40 - 07/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Conselhos

Os tampões podem ser essenciais durante o período menstrual, mas provavelmente já ouviu falar de alguns casos de síndrome do choque tóxico, cujo risco pode aumentar com o uso de tampões.

Isto não quer dizer que não deva usar tampões, mas que não deve usá-los de forma incorreta ou em situações de maior risco para a saúde.

Tendo isto em conta, o site Bustle destacou sete situações em que jamais deve usar um tampão.

Um delas é durante o sono, se for dormir oito a 10 horas seguidas, sem se levantar para ir à casa de banho e mudar o tampão. Uma vez que oito horas é o tempo máximo que pode deixar o tampão dentro da vagina, o ideal é que durante a noite usa um penso higiénico ou um copo menstrual, que pode ficar dentro da vagina de forma por mais de 12 horas.

Se tem tido algum corrimento, mesmo que até seja com sangue, mas não está com o período, também não deve usar tampão. Opte por usar um penso diário, por exemplo. “Nunca é boa ideia usar um tampão para absorver a humidade do corrimento. É preferível procurar o seu médico de família para se certificar de que não está com uma infeção vaginal”, destaca a Dra. Sherry Ross ao Bustle.

Se está grávida ou acabou de ser mãe também não dever usar tampões. Se sangrar durante a gravidez deve procurar o seu médico para tentar perceber a origem do sangramento, pois certas causas podem afetar o bebé. Já se acaba de ser mãe, “durante os primeiros seis meses não vai querer nada dentro da sua vagina, uma vez que está com o risco aumentado de desenvolver uma infeção no

útero”.

Se acaba de fazer uma cirurgia que envolveu a vagina, a vulva ou o colo do útero também não deve usar tampões pois é importante deixar esta área cicatrizar sem um objeto estranho por perto. Neste caso, prefira os pensos higiénicos.

Se está a fazer medicação vaginal, como anti-fúngicos para infeções vaginais ou até óvulos, o tampão vai absorver boa parte da medicação, afetando o seu efeito. E, claro, se já tem historial de síndrome do choque tóxico também é melhor não usar tampões.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório