Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Como implementar uma rotina de sono antes do regresso às aulas

Comece já a largar a falta de horários das férias e a implementar novamente e de forma gradual a rotina do regresso às aulas.

Como implementar uma rotina de sono antes do regresso às aulas
Notícias ao Minuto

18:31 - 30/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Parentalidade

Deixar a falta de rotina típica das férias e começar a implementar os hábitos do dia-a-dia ainda antes do regresso à aulas é fundamental para o bem-estar dos seus filhos e de toda a família.

A revista Reader’s Digest revela seis conselhos para conseguir pôr as crianças a dormir a horas antes do regresso às aulas:

1. Introduza o horário de ir para a cama do tempo de aulas com antecedência e gradualmente. Não quer que os seus filhos estejam exaustos nas primeiras semanas de aulas, mas também não quer que eles deixem de aproveitar o final da férias de verão. Duas ou três semanas antes do regresso às aulas, faça o seu filho ir para a cama 15 a 20 minutos mais cedo a cada três ou quatro dias, até chegarem à hora a que ele deve ir para a cama em tempo escolar.

2. Estabeleça uma rotina. Tente imitar a rotina que as crianças têm no tempo de aulas com alguma antecedência, seja ao escolher a roupa que vão usar pela manhã, preparar as mochilas ou tomar banho à noite ou de manhã.

3. Calcule o número de horas de sono de que o seu filho precisa. Tudo depende da idade, mas uma boa marca de referência são as 10 horas. As crianças entre os três e os cinco anos precisam de dormir entre 10 e 13 horas; já as entre os seis e os 13 anos precisam de nove a 11 horas de sono; e os adolescentes, entre os 14 e os 17 anos, precisam de dormir oito a 10 horas.

4. Evite stresses e birras de última hora antes de ir para a cama. Para evitar que os seus filhos façam birra porque não querem ir para a cama planeie os dias de forma a que ao fim do dia eles tenham alguma atividade que os canse e os faça querer ir para a cama.

5. Tenha atenção ao consumo de refrigerantes e bebidas energéticas. Cortar o consumo de açúcar e cafeína dos seus filhos vai ajudá-los a dormir melhor.

6. Limite a tecnologia. Certifique-se de que os seus filhos ficam longe de tablets, telemóveis e computadores bem antes da hora de ir para a cama, isto porque este tipo de tecnologia aumenta a atividade nervosa do cérebro, podendo prejudicar o sono.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório