Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Bebidas frescas e sem usar o frigorífico. Os truques do passado

Numa era em que temos tudo à nossa disposição, pensar sobre questões mais básicas é algo que nos passa, muitas vezes, ao lado.

Bebidas frescas e sem usar o frigorífico. Os truques do passado
Notícias ao Minuto

07:00 - 03/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Já imaginou como seria viver sem um frigorífico em casa? Possivelmente a ideia nunca lhe passou pela cabeça porque nunca sentiu a necessidade de refrescar uma bebida sem recorrer a este eletrodoméstico, mas, se tivesse de o fazer, saberia como agir?

Em primeiro lugar, teria de ter muita paciência e recorrer à natureza (ficando refém da sua forma de atuação). Depois, há que dar asas à imaginação e, claro, recorrer a algumas lições de história.

Como explica o site La Vanguardia, um dos primeiros sinais de 'domesticação' do frio começou com a produção de gelo no inverno, que era mantido no subsolo durante a estação fria. Empilhar o gelo na vertical recorrendo a um sistema de passagem de água foi também um dos recursos usados, especialmente para conseguir manter a água em estado sólido nas restantes estações do ano, diz o site.

Contudo, usar o gelo como um conservante do frio é sempre um risco, por isso, o uso de potes específicos mostrou-se como a melhor solução para evitar que derreta com facilidade e volte a ficar no estado líquido e à temperatura ambiente.

Foi, por isso, que na Grécia Antiga que nasceu a 'psykter', uma espécie de vaso em cerâmica que servia para guardar água, mantendo a temperatura - dái o hábito atual de colocar cubos de gelo numa taça e mergulhar lá a bebida.

Para os mais apressados, pegar na garrafa de vinho ou cerveja e demolhá-la em água para depois a deixar ao frio (na janela, por exemplo) é também uma opção, assim como envolvê-la numa peça de roupa encharcada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório