Meteorologia

  • 22 SETEMBRO 2017
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 17º

Edição

Oito passos para preparar o churrasco perfeito

Os cortes maturados são ideais para o churrasco e garantem o sucesso e a alegria de todos, independentemente das habilidades do churrasqueiro

Oito passos para preparar o churrasco perfeito
Notícias ao Minuto

11:00 - 19/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Culinária

O churrasco é, sem sombra de dúvidas, uma paixão – símbolo da confraternização –, a comida perfeita para acompanhar o futebol com os amigos e os encontros de fim de semana com a família. Estar à frente da grelha, porém, é assumir a responsabilidade do evento, e o primeiro passo é escolher a carne ideal para as altas temperaturas da churrasqueira. Os cortes maturados são ideais para preparar as brasas e garantem o sucesso e a alegria de todos, independentemente das habilidades do churrasqueiro.

A textura macia e a suculência da carne maturada são requisitos essenciais para apreciar o verdadeiro sabor do churrasco. Cada vez mais presente nos talhos e nos supermercados, a carne passa por um processo em que fica submetida, por um determinado tempo, a condições controladas de temperatura, que acabam com as fibras através de uma atividade enzimática natural, sem a adição de qualquer conservante químico.

Após a escolha da carne, a manipulação, o armazenamento e o tempero são procedimentos importantes durante a preparação. Além disso, a forma de acender a churrasqueira e a melhor posição para o braseiro também fazem a diferença.

Confira abaixo os oito passos para garantir o churrasco perfeito, selecionados pela Academia da Carne Friboi:

1 – Armazenamento

Retire a carne do frigorífico apenas 30 minutos antes de levar para as brasas. Desse modo, a peça recupera as suas características de cor e odor e absorve melhor o tempero.

2 – Manipulação

Para acabar com qualquer dúvida, a carne nunca deve ser lavada. A suculência dos cortes é garantida pelos sucos da própria peça, que mantêm a peça húmida.

3 – Tempero

Sal e lume. Quase sempre, essa é a premissa que deve valer. Neste caso, deixe o sal refinado de lado e use o tipo grosso.

4 – Equipamento obrigatório

Uma faca boa é sempre bem-vinda. Saiba que, quando afiadas, as facas precisam de ser manuseadas com atenção e segurança. Além disso, é importante ter em mãos uma boa tábua de corte, pegadores e espetos para o manuseamento da carne na grelha.

5 – Brasas

Escolha sempre carvão de boa qualidade, com pedaços grandes e secos. É importante manter uma temperatura constante e controlada, sem labaredas. Todas as vezes que for preciso abastecer a churrasqueira novamente, a dica é colocar o novo carvão na lateral do equipamento e nunca em cima das brasas já formadas.

6 – Fogo

Estilo e intensidade mudam de acordo com o preparado desejado. Tome sempre cuidado com a distância da grelha e do braseiro, para obter o ponto perfeito. Para grelhar, use a parte mais baixa da churrasqueira e menos tempo de cada lado da carne. Com o braseiro forte, deixe, normalmente, a carne de cinco a oito minutos de cada lado. Se a ideia é assar, utilize a parte mais alta da churrasqueira, trabalhando com temperatura mais baixa – pode-se até usar espeto giratório, especialmente no caso de peças maiores de carne.

7 - Grelha

Aqueça a grelha antes de colocar a carne para assar. Além disso, as peças nunca devem ser colocadas nas brasas em momentos de labareda.

8 – Ponto

O tempo na churrasqueira não é o único fator importante para saber o momento em que o ponto do corte atinge a perfeição. A percepção do churrasqueiro é essencial! No momento em que os sucos da carne ficam visíveis, significa que a carne já está pronta para virar. Repita o processo do outro lado do corte e o ponto estará perfeito.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório