Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Seis dicas para usar a panela de pressão sem medo

A panela de pressão é muito segura, desde que sejam tomados alguns cuidados essenciais.

Seis dicas para usar a panela de pressão sem medo
Notícias ao Minuto

18:30 - 14/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Utensílio

A panela de pressão é um utensílio muito prático na cozinha e que poupa muito tempo e dinheiro. Mas há quem tenha pavor por causa de inúmeras histórias de explosões e prefira passar horas a cozinhar determinados pratos em detrimento de ter uma panela de pressão em casa.

A boa notícia é que a panela é muito segura, bastando para isso tomar alguns cuidados essenciais e há, inclusive, modelos que têm válvulas de segurança que são ativadas caso a panela não funcione corretamente. De qualquer forma, o perigo está em não fazer a manutenção correta, segundo o site IG Delas.

  1. Qualidade. Procure panelas que tenham o selo de qualidade.
  2. Quantidade de água. Respeite a quantidade mínima de um terço e máxima de dois terços de água que a panela suporta. A maior parte das panelas tem marcas no interior para assinalar essa quantidade. E nada de cozinhar sem água!

3. Barulho da válvula. Aquele barulho pode até assustar, mas assegura que a panela está a funcionar em conformidade. O barulho significa que está a funcionar bem e a libertar o vapor que está a formar-se no interior. Se parar de fazer barulho depois de a água já ter fervido, desligue o lume imediatamente e deixe tudo arrefecer antes de abrir e verificar o que há de errado.

4. Borracha vedante. A borracha que veda a tampa e a panela deve estar em perfeitas condições, pois só assim o vapor se formará dentro e irá assegurar que a panela está a funcionar omo deveria.

5. Abrir. Não force a abertura da tampa. Para deixar o vapor sair, desligue primeiro lume e espere que a panela arrefeça, processo que acontece de forma gradual. Para acelerar o processo,  pode colocar a panela no lava-loiça e deixar cair água fria nas laterais, mas sem submergi-la, para que o vapor saia mais rápido do interior.

6. Limpeza. Certifique-se de que a panela está bem lavada. Não se esqueça de limpar a borracha e aválvula de segurança, com água corrente e um palito de dentes para desobstruir qualquer furinho. E nunca guarde a panela tapada. Caso alguma peça apresente defeito, é importante substituí-la imediatamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório