Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2017
Tempo
28º
MIN 25º MÁX 31º

Edição

Como escolher os óculos para crianças?

Especialistas esclarecem quais os cuidados que devem ser levados em conta.

Como escolher os óculos para crianças?
Notícias ao Minuto

12:08 - 12/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Visão

O regresso às aulas está para breve e este é um dos momentos escolhidos pelos pais para avaliar a visão dos filhos.

Liane Iglesias, médica oftalmologista, revela que antes de marcar uma consulta especializada "é necessário observar se há maior dificuldade para reconhecer objetos e pessoas". Sinais como "franzir muito a testa, apertar os olhos, tropeçar e cair com maior frequência são outros indicativos de que algo não está bem. E, quando isso acontece, compromete a qualidade das interações sociais da criança, e, principalmente, a sua aprendizagem na escola"-

No entanto, nem todos os pacientes infantis apresentam esses sinais. “Os erros refracionais podem passar despercebidos por um bom tempo, já que a criança não sabe o que está a acontecer com a sua visão. De maneira geral, a hipermetropia, o astigmatismo e a miopia provocam uma sensação baça ou turva na vista, dores de cabeça e cansaço visual devido ao esforço feito para tentar ver melhor”, esclarece a especialista.

Após a consulta com o médico oftalmologista, a realização de exames e a prescrição para o uso de óculos em mãos, o próximo passo dos pais ou responsáveis é procurar uma ótica. Para uma adaptação rápida, é importante que a criança participe da escolha do modelo para não rejeitar o acessório de imediato.

“O mais indicado é o uso de armações mais resistentes e maleáveis, como acetato ou silicone. Hoje em dia, há muitas opções de materiais e cores e, sem dúvida, vai ter um que vai agradar o seu filho”, esclarece Leandro Escudeiro, gerente de Marketing e Produto da Óticas Diniz.

Verificar como a armação se ajusta ao rosto é um outro fator que deve ser levado em consideração ao escolher óculos. Por serem pequenas, as crianças ainda não têm a base nasal completamente desenvolvida. E, para que o acessório não caia a toda hora, é preciso atenção, já que ele não pode estar nem largo ou apertado demais.

Segundo Escudeiro, motivar o uso dos óculos ao criar uma rotina para usá-los ajuda a diminuir as rejeições das primeiras semanas. “Explicar a importância de utilizar o acessório para ver melhor é fundamental para a compreensão da criança. Colocar os óculos assim que acordar e retirar apenas para tomar banho e dormir também contribui para uma melhor e rápida adaptação”, finaliza.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ser o primeiro a saber será ainda mais rápido

Descarregue a aplicação e aceda a toda a informação do Notícias ao Minuto por smartphone ou tablet de uma forma mais cómoda, intuitiva e imediata.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório