Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Para a CNN, Lisboa é a nova Berlim. E a austeridade pode ter ajudado

O canal norte-americano diz que a austeridade ajudou os criativos lisboetas a ter sucesso.

Para a CNN, Lisboa é a nova Berlim. E a austeridade pode ter ajudado
Notícias ao Minuto

16:06 - 08/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Lazer

"A nova Berlim? Como a austeridade ajudou os criativos de Lisboa a ter sucesso", este é o título do artigo da CNN, que enaltece Lisboa e revela, em quatro justificações, porque é que a capital portuguesa é o novo ‘hot spot’ em termos de cultura.

“Para todos os lados que se olhe, é claro que Lisboa está em alta – e parte do seu apelo é um cenário de arte e cultura que, até há relativamente pouco tempo, foi um segredo bem guardo”, começa por destacar o artigo da cadeia de televisão norte-americana.

Entre os quatro destaques que faz para justificar a popularidade de Lisboa como ‘hot spot’ de arte e cultura e, no fundo, uma ‘nova Berlim’, a CNN sublinha:

O seu ambicioso cenário artístico, onde os grandes elogios vão para o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – MAAT.

A própria crise e austeridade que Portugal viveu e da qual está a recuperar ajudou a criar “as mesmas condições que atraíam artistas e criativos a Berlim entre 1990 e 2000, como rendas e comida baratas e espaços vazios, combinadas com um população que fala bem inglês e um forte cenário artístico. Há dois ou três anos isto começou a trazer artistas de outras paragens para cá. A melhoria da economia em Portugal e a forma de viver também começou a atrair de volta os portugueses que foram embora do país durante a recessão”.

Bairros criativos, como Poço do Bispo, onde o Todos é a casa de 62 criativos independentes das mais variadas áreas, Xabregas, que tem espaços como Galeria Filomena Soares, Murais | Centeno e Bregas ou ainda Alvaade, com a galeria Vera Cortes.

Tudo isto tem trazido novos colecionadores para a cidade. A feira ARCO tem contribuído para isso, bem como a abertura de novas galerias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório