Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Duas verdades e quatro mitos sobre a alergia alimentar

O mundo da alimentação está repleto de teorias mais ou menos correta... e as alergias alimentares não são exceção. Eis alguns dos mitos que deve deixar cair já por terra e as verdades em que deve acreditar.

Duas verdades e quatro mitos sobre a alergia alimentar
Notícias ao Minuto

20:22 - 24/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Nunca se falou tanto de nutrição como nos dias de hoje, mas também nunca se falou tão mal de nutrição como agora.

Numa altura em que a informação se espalha de forma descontrolada na internet, torna-se difícil (ou, muitas vezes, quase impossível) filtrar aquilo que realmente importa e/ou está correto. E qual o resultado disto? Um sem fim de teorias erradas e de mitos que passam de boca em boca e que induzem as pessoas em erro, colocando a própria saúde em risco.

No que diz respeito às alergias alimentares - uma patologia que embora seja mais ou menos comum virou 'moda' de um momento para o outro - são muitos os mitos que se espalham e que confundem as pessoas, fazendo-as acreditar que são alergias a algo que comem quando, na verdade, pode não ser bem assim.

Para facilitar a vida aos mais confusos, a BBC listou aqueles que são os mais impactantes mitos e verdades sobre as alergias alimentares, uma explicação que pretende acabar com algumas teorias e mostrar às pessoas que nem tudo o que se lê é de fiar.

Comecemos pelas verdades. Sabia que pode ser alérgico a qualquer alimento? Pois bem, é possível, contudo, há um grupo restrito de alimentos que se assume como responsável por 90% das alergias, diz a publicação, destacando que se trata dos ovos, leite, peixes, crustáceos, amendoim, soja, trigo e frutos secos (ou de casca rija).

É também verdade que as alergias e intolerâncias alimentares (embora sejam condições diferentes) são hereditárias, sendo que a proximidade do grau de parentesco aumenta a probabilidade de ter uma reação alérgica a determinados alimentos. E por falar em intolerância alimentar, fique a par das explicações que a nutricionista Lillian Barros deu ao Lifestyle ao Minuto.

Quanto aos mitos, um dos mais comuns é aquele que afirma que a alergia alimentar é inofensiva. Embora possa ser controlada (ou melhor, evitada), a verdade é que pode também causar a morte. Acreditar que comer poucas quantidades do alimento alergénico não causa problemas é também um erro, pois até mesmo as mais pequenas e insignificantes quantidades podem causar uma reação.

Um outro mito comum diz respeito à possibilidade de eliminar o fator alergénico ao cozinhar o alimento, uma ideia que se pode assumir como perigosa.

E eliminar uma alergia alimentar, é possível? Sim... e não. Como explica a BBC, as crianças, por exemplo, podem deixar de ser alérgicas ao ovo e ao leite aos cinco anos, contudo, existem outros alimentos causadores de alergia que não têm o mesmo efeito.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório