Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Cinco conselhos simples para criar bons filhos, segundo Harvard

Psicólogo de Harvard revela algumas dicas para que os pais consigam fazer dos seus filhos jovens e adultos simpáticos, respeitadores, responsáveis e preocupados com os outros.

Cinco conselhos simples para criar bons filhos, segundo Harvard
Notícias ao Minuto

18:23 - 05/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Dicas

Todos os pais sonham ter filhos bem comportados, simpáticos, respeitadores e responsáveis.

Como reporta o Indy 100 do Independent, Richard Weissbourd, psicólogo de Harvard, partilhou cinco conselhos que podem ajudá-lo a conseguir educar os seus filhos nesse sentido:

1. Faça da empatia uma prioridade. As crianças precisam de aprender a cuidar dos outros d euma perspetiva parental. Precisam de aprender a equilibrar as suas necessidades com as dos outros e a ‘chegar-se à frente’ para ajudar os outros.

2. Providencie momentos e espaços próprios para a criança praticar a preocupação e a assistência que deve ser capaz de dar aos outros à sua volta. As crianças não se tornam mais empáticas sem que tenham a oportunidade para o ser, é preciso praticar. Seja com uma responsabilidade ou uma tarefa, é importante dar esse tipo de oportunidades aos seus filhos.

3. Alargue o grupo de pessoas importantes para o seu filho. Por instinto as crianças preocupam-se com os amigos e a família. Ensine-o e encoraje-o a respeitar, considerar e sentir empatia por pessoas fora desse círculo mais chegado.

4. Seja um exemplo a seguir. Pregar sobre aquilo que não se faz, vai deixar a criança confusa e a questionar-se porque é que as regras se aplicam a ela e não a si. Se quer que os seus filhos adotem certos padrões éticos, é melhor que também os siga.

5. Encoraje-os a equilibrar as emoções primárias e destrutivas. Por vezes a nossa capacidade de cuidar dos outros é subjugada por emoções primárias e destrutivas como a raiva ou a vergonha. É por isto que a crianças culpam alguém de quem gostam, por exemplo, por algo que foram elas a fazer. Porque por mais que gostem daquela pessoa têm vergonha de assumir as culpas e o segundo sentimento ultrapassa o primeiro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório