O verão chegou e toda a gente começa a vestir roupa sem mangas, o que pode trazer um certo desconforto a quem tem a parte superior dos braços cheia de marcas vermelhas. Estes aglomerados de pequenas pintas vermelhas são conhecidos como ‘pele de galinha’, mas o seu nome oficial é keratosis pilaris, ou queratose pilar.
Pode parecer que tem borbulhas permanente, mas segundo os especialistas não há qualquer motivo de preocupação. Esta é uma condição bastante comum e inofensiva. Não é contagiosa, portanto não a apanhou de ninguém nem a pode passar a ninguém.
Geralmente, como reporta o Mirror, a pele tende a melhorar no verão e a piorar nos meses de inverno, quando a pele fica mais seca.
O mais comum é que esta irritação surja na parte superior dos braços, mas, por vezes, também pode surgir nas nádegas e na frente das coxas. É ainda menos frequentemente nos antebraços e na parte superior das costas, embora possa acontecer.
"Também existem variantes raras de queratose pilar que podem afetar as sobrancelhas, o rosto e o couro cabeludo, ou todo o corpo", como destaca o NHS - sistema nacional de saúde britânico.
Mas o que é que provoca esta condição? Bem, pode ‘culpar’ os seus pais porque a queratose pilar é hereditária e ocorre quando se acumula muita queratina nos folículos capilares da pele. Isto faz com que pele fique mais grossa e com os folículos bloqueados vermelhos e ásperos, dando uma aparência irregular à pele.
E como é que se trata? Deve falar com o seu médico de família ou dermatologista para que este lhe aconselhe o tratamento ideal, mas para tentar melhorar a aparência da pele pode: esfoliar a pele com um produto suave; usar produtos de limpeza sem sabão, porque este seca a pele; preferir banhos de água morna em vez de água quente, porque a segunda seca a pele; e hidratar generosamente a pele quando esta está seca.