Gota é um tipo de artrite causada pela elevação dos níveis de ácido úrico nos tecidos e articulações, que podem levar a dor, inchaço e vermelhidão.
Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Keele, no Reino Unido, sugere que os problemas com a ereção, como a disfunção erétil, podem ser um primeiro sinal de gota.
Para este estudo os investigadores seguiram cerca de 48 mil homens durante cerca de 10 anos, uns com gota e outros saudáveis. Descobriram que os homens com gota tinham 31% mais probabilidades de sofrer de disfunção erétil do que os que não sofriam da condição associada aos altos níveis de ácido úrico.
E mais, segundo o que este estudo apurou e como reporta a edição norte-americana da revista Men’s Health, os problemas ligados à ereção podiam surgir antes de os primeiros sinais (dores) associados à gota. Sendo que os indivíduos com gota eram 63% mais propensos a reportar disfunção erétil um ano antes do diagnóstico de gota.
Apesar de o estudo não conseguir provar sem sobra de dúvidas que uma condição provoca a outra, os investigadores teorizam que a acumulação do excesso de ácido úrico no sangue pode afetar os vasos sanguíneos, podendo gerar os problemas com a ereção, ainda antes de as dores começarem.