Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Oito superalimentos para dizer 'adeus' à retenção de líquidos

No que diz respeito ao combate à retenção de líquidos, de nada adianta gastar pequenas fortunas em tratamentos cosméticos mais ou menos milagrosos se não se começa a tratar da questão internamente.

Oito superalimentos para dizer 'adeus' à retenção de líquidos
Notícias ao Minuto

08:30 - 20/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Naturopata

Mais comum em mulheres do que homens, a retenção de líquidos é um transtorno metabólico que se carateriza por uma acumulação excessiva de água no organismo.

De acordo com a naturopata Diana Patrício, que aborda esta questão no seu livro 'Pare, escute e mude. Estratégias eficazes para escutar o seu corpo e melhorar a sua saúde' [edições Chá das Cinco], a retenção de líquidos é um problema com origem multifatorial, podendo surgir como consequência da má alimentação, dos maus hábitos, do sedentarismo, mas também de algumas doenças ou problemas de saúde, sejam eles de origem cardíaca, hormonal, renal, hepática, hormonal, linfática ou circulatória, "pelo que esta situação não dispensa a observação do médico".

Também denominado de retenção hídrica, este excesso de água no corpo tende a afetar mais comummente os tornozelos, as pernas, os dedos das mãos, os braços, o abdómen, a face e as pálpebras, zonas que se assumem como mais vulneráveis e como verdadeiros espelhos de que algo de errado está a acontecer com o corpo.

Embora esteja fortemente associada a questões de saúde, a retenção de líquidos é uma condição que depende muito da alimentação e do estilo de vida, podendo pequenos hábitos diários contribuir para tanto para o agravamento da situação, como para o fim da sua progressão.

No que diz respeito à alimentação, esta deve ser o mais saudável, variada e equilibrada possível, contudo, o sucesso depende, em grande parte, da inclusão de alguns alimentos específicos. Para a especialista, é possível tratar/prevenir a retenção de líquidos de forma eficaz, natural e saborosa através da simples inclusão de açaí, bagas de goji, cacau, clorela, açafrão-das-Índias, gengibre, maca e spirulina, oito superalimentos que atuam como verdadeiros fármacos naturais.

Ao Lifestyle ao Minuto, Diana Patrício descreve um superalimento como "um alimento que reúne condições geniais", mais concretamente, "um alimento que mesmo em muito pequenas quantidades consegue dar uma riqueza nutricional muito grande e muito valiosa em termos de saúde".

Embora pareça um pouco contraproducente, a retenção de líquidos deve ser ainda travada ou prevenida com a ingestão de líquidos. A água é a bebida de eleição, mas existem duas infusões que se assumem como mais adequadas quando esta condição é causada por problemas renais ou por problemas hepáticos.

Para a retenção de líquidos de origem renal, a naturopata sugere a infusão de cavalinha, que deve ser preparada com cerca de dois a quatro gramas de planta seca para cada 200 mililitros de água a ferver. "Deixe repousar 10 minutos e coe. Beba uma a três chávenas por dia", aconselha.

Quando a causa é hepática, ideal é, diz a especialista, ingerir uma infusão de Bolbo, devendo-se usar dois gramas de planta secada por cada chávena de água a ferver (sendo igualmente importante respeitar os 10 minutos de repouso antes de coar). Quanto à quantidade, esta pode também variar entre uma a três chávenas por dia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório