Está tanto calor que olha para os seus cães e fica preocupado que o pelo os esteja a fazer sentir ainda mais calor? A tosquia pode parecer o mais indicado, mas o mais o mais provável é que só piore a situação.
A revista Dogs Naturally revela várias razões para não tosquiar o seu cão:
A tosquia vai mudar a textura do pelo do cão. Novo pelos podem crescer rapidamente e terão uma textura mais peganhenta, fazendo com que tudo se cole ao pelo do animal. Além disso a tosquia pode provocar irritação na pele.
Não o vai ajudar a ficar mais fresco. É suposto que o cão perca algum pelo no verão, mas que fique com alguns que o protegem da insolação e dos raios ultravioleta e permitem que o ar fresco circule junto à pele. Cortar os pelo do seu cão fará com que ele se queime mais facilmente com o sol e que não se consiga refrescar, uma vez que a camada de pelos mais junto à pele forma uma barreira que não deixa o ar circular.
O melhor que pode fazer para ajudar o seu cão a refrescar-se: Dar-lhe um banho e escová-lo para libertar os pelos que estão a cair; ter sempre água disponível para lhe dar – especialmente quando vão passear -; monitorizar a sua atividade para perceber se não está a desidratar ou com uma insolação; deixá-lo molhar-se à vontade; ter ar condicionado ou ventoinhas em casa para que ele se refresque.