Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ter um cão faz mesmo bem à saúde. Estão aqui as provas científicas

Partilhar o lar com um animal de estimação é sempre um motivo de felicidade tanto para as pessoas como para os próprios bichos. Mas no caso dos cães, os benefícios podem ser ainda maiores, diz a ciência.

Ter um cão faz mesmo bem à saúde. Estão aqui as provas científicas
Notícias ao Minuto

10:25 - 08/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Pets

Todos os animais são bem-vindos a um lar onde há amor para dar e vender. Cão, gato, peixe, cágado, periquito, papagaio, hamster, coelho, canário... o animal em si não importa, pois a saúde e bem-estar do bicho e do dono ficam sempre a ganhar.

Contudo, e de acordo com a ciência, ter um cão pode ser ainda mais benéfico e por dez motivos bastante concretos.

Em primeiro lugar, destaca o site Eat This, Not That!, os cães têm o 'poder' de baixar a pressão sanguínea dos donos e tudo porque conseguem acalmá-los e enternecê-los, como concluiu um estudo levado a cabo pela Universidade da Carolina do Sul. E como reduzem a pressão sanguínea, estes amigos de quatro patas são ainda capazes de reduzir o risco de doenças cardíacas nos donos e tudo graças à sua simples presença. Diz uma recente investigação partilhada pela Associação Americana do Coração que olhar para o cão faz com que o coração bata de uma forma mais benéfica para o próprio órgão.

Seja num momento de brincadeira ou com o simples hábito de dar 'festinhas', interagir com o cão reduz significativamente os níveis de stress e faz com que a pessoa se desligue de tudo o que a atormenta. Um estudo da Universidade Commonweatlh da Virgínia vai mais longe e diz mesmo que a presença de um cão no local de trabalho ajuda ainda a aumentar a produtividade dos funcionários.

Passear, correr, saltar... com um cão, o exercício físico está sempre garantido e não é só a saúde do dono que fica a ganhar com isso, também o animal se sente mais amado, mais enérgico e mais saudável.

E se combinarmos todos os benefícios acima mencionados o que obtemos com isso? Um menor risco de depressão. Sim, os cães - e, sejamos honestos, qualquer outro animal - conseguem reduzir significativamente os sintomas de depressão nas pessoas, uma vez que a interação humano-cão faz com que as hormonas fiquem mais equilibradas e sejam estimulados os neurotransmissores relacionados com a sensação de prazer e bem-estar.

Mesmo existindo o risco de alergia ao pelo do animal, a presença de um cão é ainda capaz de reforçar o sistema imunitário do dono. No caso das crianças, diz uma investigação publicada na revista Pediatrics, ter um cão na família faz com que fiquem mais protegidas e, por isso, sejam menos propensas a apanhar gripes ou constipações. Um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, sugere que ter um animal durante a gravidez pode melhorar a saúde do bebé no futuro, sendo esta ligação mais notória no caso da presença de cães no seio familiar.

Um estudo norte-americano citado pela publicação diz também que os cães conseguem atenuar a dor física das pessoas e tudo graças à compaixão que têm com quem cuida deles. O recurso a estes patudos em hospitais e clínicas de cuidados continuados tem sido uma constante pois os bichos conseguem mesmo fazer com que as pessoas sintam menos dores na sua presença, o que faz com que a quantidade de fármacos que tomam seja menor.

O lado social também fica a ganhar com a presença de um cão. Sim, aquela cena comum em filmes de uma pessoa que é várias vezes abordada quando passeia com o seu patudo é uma realidade bastante comum, diz a publicação, destacando que ter um cão (e, mais uma vez, qualquer outro animal amado) não só aumenta os níveis de felicidade como pode mesmo contribuir para uma vida mais longa, prazerosa e de qualidade.

Fique a saber mais sobre aquele que é o melhor amigo do homem e aproveite ainda para ver como ter um animal de estimação é sempre uma excelente opção (tanto para si (especialmente se for mulher), como, claro, para ele).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório