Certamente já ouviu falar dos inúmeros benefícios dos chamados ‘superalimentos’. Bagas de goji, mirtilos, couve ou salmão são apenas alguns do mais populares, mas está a chegar um superalimento menos conhecido que espera ganhar popularidade: o farelo de arroz.
O farelo de arroz é o revestimento externo dos grãos de arroz comum, muitas vezes removido durante o seu processamento e usado como alimento para os animais. No entanto, um estudo norte-americano sugere que o farelo de arroz é bastante nutritivo.
De acordo com o estudo realizado por investigadores da Universidade do Estado do Colorado, o farelo de arroz pode mesmo ser o próximo superalimento a ganhar fama. Isto porque, segundo descobriram, é rico em vitaminas B, como tiamina, niacina e B6, que são essencial para a produção de energia, saúde cardiovascular e na prevenção da depressão.
"Uma só porção de farelo de arroz - 28 gramas - fornece mais da metade das necessidades diárias de vitaminas importantes, como tiamina, niacina e vitamina B6", destacou a principal autora do estudo Elizabeth Ryan, segundo cita o Independent.
Além disso, o farelo de arroz é uma fonte barata de fibra e pode até ser transformado em gordura para cozinhar. Em farinha pode ser adicionado a pães e bolos, mas também a cereais, iogurtes ou smoothies.