Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Afinal, treinar em jejum tem benefícios (mas não para todas as pessoas)

Há quem treine em jejum para perder mais peso e há quem o faça para conseguir mais energia.

Afinal, treinar em jejum tem benefícios (mas não para todas as pessoas)
Notícias ao Minuto

12:58 - 25/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Treinar em jejum é uma das principais tendências desportivas do momento. Embora seja uma moda que porte alguns riscos e que possa até induzir em erro as pessoas, a verdade é que existem alguns benefícios associados a esta prática.

Mark Mattson, da Universidade Johns Hopkins (nos Estados Unidos), diz que treinar em jejum pode melhorar a sensibilidade à insulina e que são vários os estudos que destacam que esta é uma estratégia útil para “estimular adaptações fisiológicas no músculo que eventualmente podem contribuir e melhorar o rendimento do exercício e da resistência”, cita o Buena Vida do El País.

Também dos Estados Unidos veio um outro estudo que diz que o treino em jejum potencia a hormona do crescimento, isto é, estimula os marcadores responsáveis pelo aumento da massa muscular. Embora o estudo se tenha focado num período de jejum de 24 horas (em que se verificou um crescimento desta hormona na ordem dos 2000% nos homens e 1300% nas mulheres), os cientistas acreditam que períodos menores serão igualmente benéficos.

Contudo, e como destaca Margarita Pérez, docente de Fisiologia do Desporto da Universidade Europeia, os benefícios do treino em jejum não são idênticos em todas as pessoas, uma ideia igualmente defendida pelo nutricionista espanhol Daniel Escaño, que explica que ter em conta o Índice de Massa Corporal (IMC) e a rotina de treino da pessoa é a melhor forma de saber se esta deve ou não treinar em jejum.

O nutricionista não hesita ainda na hora de dizer que “é vital e imprescindível ingerir algo antes de se fazer exercícios”, uma vez que “não faz sentido submeter-se a uma situação de stress” quando o corpo está fraco, fraqueza essa que resulta de um período de jejum. Mas Margarita Pérez vai ainda mais longe e diz mesmo que o treino em jejum não deve ser uma opção para pessoas com Diabetes, patologias renais ou hipertensão.

Para quem pretende experimentar o treino em jejum e perceber se funciona ou não, o melhor é procurar o apoio de um especialista na área da nutrição e de outro na área do fitness.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório