Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Má rotina de sono afeta fertilidade masculina

Estudo revela que a privação do sono ou o hábito de ir para a cama a tarde e a más horas afeta negativamente a qualidade do esperma. Mas há mais.

Má rotina de sono afeta fertilidade masculina
Notícias ao Minuto

15:10 - 22/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Um recente estudo levado a cabo por um conjunto de universidades e hospitais da China sugere que dormir pouco, dormir mais do que o devido ou ir tarde para a cama afeta negativamente o esperma e, por consequência, a fertilidade masculina.

Na prática, lê-se no Huffington Post, o estudo revela que dormir menos de seis horas por noite ou mais de nove horas por noite tem um impacto nocivo na capacidade reprodutiva do homem, uma conclusão que vem reforçar a tese de que é importante dormir entre sete a oito horas por noite (uma média que varia de pessoa para pessoa).

Além disso, a mesma investigação, que teve por base a análise de 981 homens chineses, destaca que ir para a cama já depois da meia noite (horário que, por norma, não permite assegurar as sete ou oito horas de sono por noite) é também prejudicial.

Para a investigação, os cientistas analisaram não só o padrão de sono de cada um dos participantes, como também avaliaram a produção de anticorpos anti-esperma (ASA, sigla em inglês) no sémen, um dos principais desencadeadores de infertilidade.

Todos os três fatores acima mencionados mostraram ter um impacto direto e negativo não só na qualidade do esperma, como também no movimento natural dos espermatozoides, diz a publicação.

Embora os resultados se tenham mostrado claros, os cientistas chineses destacam que são necessários mais estudos e mais aprofundados sobre o tema, de forma a perceber como é que o sono consegue mesmo interferir com a qualidade do sémen.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório