Quer melhorar o estado de espírito? Vá treinar... mas não muito

São cada vez mais as evidências científicas de que a atividade física é a principal aliada da boa disposição, mas é preciso treinar muito para se melhorar o estado de espírito?

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
16/05/2017 20:10 ‧ 16/05/2017 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Seja para banir o stress, reduzir a ansiedade ou para melhorar o estado de espírito, não há nada melhor do que o exercício físico. Mas se pensa que é preciso treinar muito e de forma intensa para obter resultados, engana-se.

Um recente estudo publicado na revista científica Journal of Health Psychology diz que o simples gesto de levantar e movimentar o corpo é o suficiente para reduzir os sintomas de depressão, especialmente aqueles que estão relacionados com as emoções.

Para a investigação participaram 419 pessoas de idade média, que completaram testes e questionários sobre a atividade física, saúde e emoções (tendo as pessoas mais sedentárias apresentado uma menor sensação de bem-estar geral). Além disso, os participantes foram ainda desafiados a monitorizar a atividade física durante quatro dias.

Conta a Time que, depois de cruzar todos os dados, o estudo sugere que a atividade física leve (como a caminhada) beneficia mais as emoções do que a atividade ligeira a moderada, contudo, a intensidade não mostrou prejudicar as emoções das pessoas, como outros estudos anteriormente o sugeriam.

Diz a investigação que a caminhada conseguiu melhorar consideravelmente a sensação de bem-estar ao mesmo tempo que reduziu os sintomas de depressão nos participantes, enquanto o treino de intensidade (isto é, que implica um maior esforço cardíaco) conseguiu também reduzir os níveis de dor.

Deste modo, conclui o estudo, quando o objetivo é melhorar o estado de espírito e espantar todos os maus pensamentos, o simples movimentar do corpo é suficiente.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas