Já reparou que quando cozinha salmão vai-se libertando uma substância branca? Se sempre achou que essa substância era gordura, saiba que estava enganado.
Esta substância, que até pode não ser muita apelativa ao olhar é na verdade, como explica o Independent, é proteína coagulada ou albumina.
Há quem evite comer esta substância por considerar que se trata da gordura do peixe, mas saiba que esta matéria branca do salmão – e de outros peixes, embora no salmão seja mais notório devido à cor do próprio peixe - não só é inofensiva como é benéfica.
À medida que o peixe cozinha, a albumina é empurrada para fora das fibras musculares do peixe antes de coagular à superfície. Isto acontece independentemente do método que escolha para cozinhar o seu peixe.
Se lhe faz mesmo confusão ter de ver e comer esta substância branca, os especialistas sugerem que colocar o peixe em salmoura por dez minutos - com uma colher de sopa por cada 230 ml de água – pode reduzir a quantidade de albumina que surge à superfície do peixe.