Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Dez conselhos de fitness que pode (e deve) ignorar

Na hora de seguir um plano de treino ou, pelo menos, de ir ao ginásio mais vezes, o aconselhamento especializado é sempre bem-vindo. Quase todos os outros conselhos podem ser ignorados.

Dez conselhos de fitness que pode (e deve) ignorar
Notícias ao Minuto

13:15 - 09/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

A internet está repleta de falsos especialistas em exercício, de teorias que nem sempre se comprovam mas que mesmo assim se espalham, de ideias que vão ganhando força sem razão aparente. A internet – em especial as redes sociais – está repleta de conselhos que não só de nada valem, como podem mesmo induzir as pessoas em erro e impulsionar o aparecimento de lesões.

“Quantos de nós ouviram conselhos de fitness e saúde de pessoas que não são qualificadas ou não têm conhecimento [sobre o assunto]? A saúde humana e o fitness são temas complicados que nem sempre recebem a consideração que merecem, além disso, cada pessoa tem uma opinião sobre o que funciona [ou não]”, começa por dizer o instrutor Billie Buss, que, ao site Bustle, alerta para a importância das pessoas aprenderem a filtrar informação e procurarem aconselhamento apenas junto de pessoas qualificadas, uma vez que cada caso é um caso e os treinos de umas pessoas nem sempre servem para as outras, tal como acontece com a alimentação.

Uma vez que não faltam falsas teorias e ideias, o site Bustle juntou-se a um grupo de instrutores (reais) de fitness e listou aqueles que são os dez conselhos que as pessoas devem ignorar. Tome nota:

1 - ‘No pain, no gain’. Esta é uma das frases que mais legenda as imagens publicadas nas redes sociais, contudo, está longe de ser verdade, pois está provado que o ganho de músculo depende de dois fatores distintos: da capacidade/genética de cada pessoa e do tipo de treino realizado, sendo que os treinos de força com menos peso e mais repetições têm-se mostrado mais eficazes (pelo menos aos olhos da ciência).

2 – “Deves treinar em jejum”. Mais uma vez, tudo depende de pessoa para pessoa, das suas capacidades e dos seus objetivos, contudo, a capacidade de recuperação pós-treino tende a ser menor nas pessoas que não lhe dão ‘combustível’ antes do treino.

3 – “Ignora a dor e continua a treinar”. Independentemente do tipo de lesão e da zona do corpo que afeta, esta nunca deve ser ignorada, sob a pena de dar origem a uma patologia mais complexa e grave. A dor é muitas vezes o sinal mais claro de que é preciso abrandar.

4 – “Evita os exercícios cardiovasculares se queres ganhar músculo”. É certo que o treino cardio promove a perda de gordura e um maior gasto calórico, contudo, este deve ser um complemento ao treino de força, uma vez que é fundamental para melhorar a resistência e, assim, a performance.

5 – “Tens de fazer X repetições para conseguir este objetivo”. A ciência também já provou que o tipo de treino a realizar e o número de repetições necessárias depende da conjugação de determinados fatores, como o género, idade, peso, altura, saúde, etc. Mais uma vez, o aconselhamento especializado é a melhor alternativa.

6 - “Tens de treinar muito todos os dias”. Dar ouvidos ao corpo e facultar-lhe o devido descanso é tão ou mais eficaz do que mais uma hora de treino por semana, até porque o corpo não mostrará melhorias se se treinar todos os dias, explica a treinadora Ashley Pitt.

7 - “Deves fazer alongamentos estáticos antes de cada treino”. Este tipo de alongamento antes do exercício não só não melhora a performance como também não previne lesões, pelo contrário, diz o cientista em desporto e exercício Eamonn Leaver.

8 – “Esquece os agachamentos, fazem mal aos joelhos”. Apesar de poder causar alguma dor ou desconforto nos joelhos, o agachamento – quando bem feito – não prejudica esta parte do corpo, aliás, consegue mesmo favorecer o músculo que protege o joelho.

9 - “Não levantes pesos se não queres crescer”. Uma das ideias mais erradas do fitness é que o treino de força serve apenas para fazer os músculos crescerem de forma desproporcional. No caso das mulheres, o treino de força e levantamento de pesos é bastante importante e não faz com que pareçam ‘armários’, como muitas pessoas ainda associam.

10 - “Tens de fazer abdominais para conseguires tonificar a barriga”. Está mais do que provado do que os tradicionais abdominais não só não são a forma mais eficaz de conseguir uma barriga tonificada, como podem mesmo prejudicar a coluna quando não são bem realizados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório