Chama-se Zero Waste Colletion e é isso mesmo o que o nome indica: uma coleção sem desperdício.
A criação é da Skunkfunk e volta a provar que a indústria da moda pode mesmo andar de ‘mão dada’ com o ambiente sem que a qualidade e o estilo fiquem em causa.
Embora o zelo pela sustentabilidade seja uma das principais caraterísticas da marca espanhola desde a sua criação, em 1996, esta é a primeira coleção totalmente sem desperdício e que faz uso dos cerca de 15% a 20% de tecido que sobram na criação de cada peça.
“Enquanto viajava pelas fábricas, a Skunkfunk percebeu que existiam imensas sobras, porque não estavam a olhar para os padrões da forma mais correta quando desenhavam novos modelos. O desafio lançado foi criar novos designs em que fosse utilizado 100% da matéria-prima. A isto chama-se ‘fabric efficiency’. Um método fenomenal da qual resultou a Zero Waste Collection, sem dúvida uma coleção amiga do planeta”, lê-se num comunicado enviado às redações.A nova linha é composta por duas peças que caraterizam dois estilos distintos: o Argemone e o Carex. O primeiro, que dá vida a um vestido, recorre ao algodão orgânico e assume múltiplas variações (apesar de estar à venda num único tamanho), já o segundo, que carateriza uma saia, tem como protagonista o cambraia (tecido de algodão ou linho) azul claro.
Ambas as peças, anuncia a mesma nota, têm os certificados GOTS (Global Organic Textile Standard) e OCS (Organic Content Standard), que garantem a integridade das matérias-primas durante todo o processo de criação. Para estes certificados, os produtos que contêm pelo menos 95% de material orgânico.
Esta coleção cápsula foi “criada Anjali e a sua equipa em Pondicherry, Índia. Este é um parceiro que se integra na lógica do Comercio Justo (Fair Trade) e que se tem destacado como um fornecedor inovador, envolvido na luta pelos direitos das mulheres na Índia”.