Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Há muito tempo parado? Veja como voltar à corrida

Dedicou os últimos meses ao sedentarismo e quer voltar à vida ativa? É assim que deve fazer.

Há muito tempo parado? Veja como voltar à corrida
Notícias ao Minuto

15:31 - 02/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Seja por questões de saúde ou incapacidade de gerir a própria rotina, são muitas as pessoas que, aos poucos, se vão rendendo ao sedentarismo. Algumas vão incluindo uma ou outra aula caseira de yoga ou pilates ao acordar ou antes de dormir, mas a verdade é que o corpo não se movimenta da forma mais correta.

Voltar à atividade física é fundamental para a boa saúde do corpo e da mente, mas é preciso ir com calma e começar uma rotina de treino de forma gradual. No caso da corrida, diz o site Mind Body Green, são três os aspetos a ter em conta e que permitem um regresso aos treinos em grande e com saúde.

Como não poderia deixar de ser, um dos primeiros requisitos é a calma. Por muita que seja a vontade de voltar à estrada e de correr mais longe e mais rápido, é preciso abrandar no ritmo durante as primeiras corridas. A instrutora desportiva Andia Winslow sugere que se comece pela caminhada e, aos poucos, se vá intensificando a passada, tendo sempre em conta o piso, que nos primeiros tempos deve ser o mais regular possível para evitar possíveis lesões.

Aliar o treino de força à rotina de corrida é também um fator determinante não só para fortalecer os músculos, mas também para dar movimento ao corpo como um todo.

Por fim, mas não menos importante, está a hidratação e o descanso, dois aspetos que andam de mão dada e que devem ser levados a sério por quem regressa à corrida. Uma vez que o corpo esteve muito tempo parado e que o gasto de energia vai ser maior, a ingestão de água é fundamental para manter o organismo hidratado e o descanso é a melhor forma de dar ao corpo tudo aquilo que necessita.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório