Uma bebida 'diet' por dia poderá triplicar o risco de AVC ou demência

A Associação Americana do Coração aponta o dedo aos adoçantes artificiais e recomenda que se troquem os refrigerantes por água.

© iStock
Lifestyle Estudo

Para evitar os malefícios do açúcar presentes nos refrigerantes sem deixar de os consumir, há muitas pessoas que escolhem as versões ‘diet’ e ‘zero’. Mas um novo estudo descobriu consumir pelo menos um bebida ‘diet’ por dia aumenta o risco de AVC e demência, em até três vezes.

PUB

Apesar de os investigadores não terem encontrado uma ligação entre as bebidas açucaradas e o risco aumentado de AVC e demência, os próprios avisam que não se deve ver as bebidas açucaradas como uma opção “mais saudável”.

Destacam que é preciso fazer mais estudos sobre esta relação entre as bebidas, o AVC e a demência, mas aconselham que se troquem os refrigerantes pela água.

Como reporta o Independent, o novo estudo, publicado na revista Stroke da Associação Americana do Coração, baseia-se em dados de mais de 4.300 pessoas envolvidas no estudo ‘Framingham Heart’, que foram seguidas por 10 anos.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser