Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Mistério resolvido. Ciência já sabe porque é que os atacadores se soltam

A ciência decidiu estudar aquele que é um dos momentos mais irritantes de sempre: os atacadores desatados.

Mistério resolvido. Ciência já sabe porque é que os atacadores se soltam
Notícias ao Minuto

07:18 - 14/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Calça-se um dos sapatos e dá-se um nó nos atacadores, calça-se o outro sapato e repete-se o processo. Está tudo pronto para começar a andar… e a voltar a atar os atacadores.

A ciência está solidária com um dos maiores dramas humanos e, por isso, decidiu estudá-lo a fundo. Conta a BBC que uma equipa de investigadores da Universidade Califórnia Berkeley descobriu porque é que os atacadores se soltam mesmo depois de terem sido atados há poucos segundos… e tudo é por culpa de uma interação de forças.

Para o estudo, os investigadores filmaram o ‘comportamento’ dos atacadores de uns ténis durante uma corrida num percurso irregular e, após analisarem as imagens, concluíram que por cada passada, o pé exerce um impacto sete vezes maior do que a força da gravidade. Mas, o que é que a passada tem a ver com os atacadores? Tudo. Diz o estudo que para responder a esta força de impacto, o nó do atacador estende-se e alarga, acabando por ceder e desfazer-se.

Mas há mais. À medida que o nó vai relaxando, dá-se uma força de inércia nas extremidades dos atacadores, que tendem já a ser mais pesadas devido ao plástico que possuem.

Embora tudo isto pareça um processo complexo, a investigação salienta que, a partir do momento em que o nó relaxa, bastam duas passadas para que os atacadores caiam.

Publicado na Proceedings da Royal Society A, o estudo analisou ainda vários tipos de atacadores, tendo concluído que o efeito é idêntico em todos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório