Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

O que nunca lhe contaram sobre o running

A corrida é uma das modalidades mais imediatas e fáceis de praticar, mas está longe de ser um ‘mar de rosas’.

O que nunca lhe contaram sobre o running
Notícias ao Minuto

21:00 - 12/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

A sabedoria popular diz que quem corre por gosto não se cansa, mas a verdade é que não só se cansa como pode sofrer com um sem fim de consequências associadas a esta prática desportiva.

Embora a corrida seja uma das atividades físicas com mais benefícios para a saúde física e mental, a sua prática regular é capaz de promover algumas alterações corporais e não nos referimos apenas à perda de peso. As consequências não são iguais em todas as pessoas, podendo até nem ocorrer quaisquer danos em certos corredores.

De acordo com os especialistas e runners ouvidos pelo The Washington Post, existem vários efeitos ‘colaterais’ à corrida e sobre os quais as pessoas devem estar informadas, sob a pena de apanharem alguns sustos desnecessários. Eis os mais comuns e como evitá-los ou resolvê-los:

Vão aparecer feridas nos pés e mamilos

A fricção entre a pele e as roupas usadas durante a corrida pode causar alguns danos cutâneos, especialmente nos pés, que sofrem constantemente com o aparecimento de pequenas bolhas e até gretas. A forma mais eficaz de prevenir esse tipo de lesões é através do uso de meias sem costuras e que não promovam o aquecimento excessivo dos pés.

Dependendo do tipo de sutiã de corrida usado, do tecido da camisola e, claro, do tipo se suor de cada um, também os mamilos podem ficar com algumas feridas.

Existe sempre a possibilidade de ter problemas intestinais durante a prova

A diarreia em plena corrida é uma das consequências mais comuns nas provas de longa distância, podendo ocorrer devido aos nervos, à má preparação ou até aos alimentos ingeridos nas horas que antecederam a corrida.

A única forma de prevenir este ‘desastre’ é através da tentativa erro, ou seja, o corredor deve ir testando nos seus treinos os alimentos que pode ou não comer e, assim, detetar aqueles que podem causar diarreia ou dores de barriga. Evitar a cafeína e as bebidas alcoólicas é o conselho dado pela publicação.

Sofre-se mesmo muito com o calor

Fazer uma prova em dias quentes pode ser um verdadeiro desafio e até mesmo um atentado à boa performance. Uma vez que nada se pode fazer contra o clima, o melhor é mesmo abrandar o ritmo quando o calor aperta durante as provas, pois só assim se previne uma possível desidratação. Beber água ao longo da corrida – ou uma bebida energética no caso de longos percursos – é também um aspeto a ter em conta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório