Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Da saúde física à 'saúde' da carteira. Bons motivos para treinar na rua

Seja num ginásio ou num parque, o que importa é treinar… mas se for ao ar livre melhor. Eis porquê.

Da saúde física à 'saúde' da carteira. Bons motivos para treinar na rua
Notícias ao Minuto

10:40 - 01/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Ter um estilo de vida saudável e ativo é meio caminho andado para uma longevidade com saúde e qualidade. A atividade física deve fazer parte da rotina diária e deve-se privilegiar, sempre que possível, os treinos ao ar livre e junto de espaços verdes.

Embora o que importa é que se treine, fazê-lo junto da natureza pode melhorar consideravelmente os benefícios associados ao exercício e aumentar ainda mais a sensação de bem-estar (assim como os resultados que tanto se anseia).

Diz a Time que a prática de exercício físico ao ar livre faz bem à saúde física, mental e ainda à ‘saúde’ da carteira. Não acredita? Então anote estes seis bons motivos para começar a treinar lá fora:

1 – Treina-se mais quando se opta por fazê-lo ao ar livre. Um estudo publicado em 2012 sugere que as pessoas que treinam ao ar livre tendem a ter uma melhor performance e a treinar mais vezes do que aquelas que optam por fazer exercício num ginásio.

2 – Estar junto da natureza reduz a tensão arterial. Optar por treinar num jardim ou num espaço repleto de ‘verdes’ não só faz cair os níveis de stress como promove ainda uma redução da tensão arterial, protegendo o coração. Um recente estudo publicado na Nature revela que bastam 30 minutos de atividade junto da natureza para os níveis de pressão sanguínea caírem 10%.

3 – O exercício feito ao ar livre reforça o poder das células que combatem o cancro. Diz também a ciência que estar junto da natureza, especialmente quando se está a treinar, estimula a ação das células que combatem o cancro. Em causa, conta a Time, está a presença de fitocidas em determinadas plantas, um aroma que reforça o sistema imunitário.

4 – Treinar ao ar livre é mais divertido. Não há nada pior do que chegar ao ginásio com a energia no máximo e ter todos os espaços ocupados, até mesmo aqueles que não têm equipamentos. Quando se treina ao ar livre, tal não acontece e o prazer associado ao treino é maior, uma vez que as pessoas acabam por se sentirem mais revitalizadas, compenetradas e enérgicas.

5 – A saúde mental também fica a ganhar com uma caminhada ao ar livre. Além de baixar os níveis de stress, 90 minutos de caminhada ao ar livre ajudam a reduzir consideravelmente os sintomas de depressão e ansiedade.

6 – Optar pela natureza ao invés de um ginásio ajuda a criar uma verdadeira poupança. As contas são fáceis: se a mensalidade do ginásio é de 25 euros, o valor que se iria gastar ao final de um ano é nada mais, nada menos do que 300 euros.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório