Recentemente, um grupo de investigadores do Food for Health Ireland, da University College Dublin, na Irlanda, apresentou novos estudos sobre o impacto de uma dieta rica em laticínios.
Os cientistas concluíram que os alimentos lácteos, especialmente o leite e o iogurte, podem ajudar a controlar o peso e a tensão arterial, e que o consumo de queijo não está associado a alterações nos níveis de mau colesterol, o LDL.
Outros estudos já haviam sugerido que a gordura presente no queijo não altera o colesterol devido ao conjunto de ingredientes que ele contém.
Uma das possíveis explicações é a de que as gorduras concentradas nos queijos têm um efeito cardioprotetor, ou seja, são capazes de bloquear parte da formação de colesterol e triglicerídeos no fígado.
O queijo é produzido com diferentes tipos de leite: de vaca, de cabra, de ovelha, de búfala. Este alimento possui uma concentração láctea constituída de proteínas, lipídios, hidratos de carbono, minerais, cálcio, fósforo e vitaminas, especialmente a A, B2, B9, B12 e D.
Na galeria acima pode descobrir as diferenças entre os vários tipos de queijo e como consumi-los de forma saudável.